Economia

Teresina é categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro

Para a inserção no Mapa do Turismo Brasileiro, Teresina cumpriu os quatro requisitos de aprovação

Da redação

Quarta - 29/03/2023 às 15:49



Foto: Renato Bezerra Ponte Estaiada
Ponte Estaiada

A cidade de Teresina mais uma vez conseguiu aprovação para inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas. O cadastro foi realizado pela Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC).

A capital piauiense alcançou a categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro, o nível mais elevado da escala, destacando informações relativas ao município, à prefeitura, ao Conselho Municipal de Turismo e aos atrativos turísticos, com documentos comprobatórios. Até o momento, Teresina é o único município do Piauí listado nessa categoria, com hierarquia de A até E.

Beneficiários com NIS de final 8 recebem o novo Bolsa Família

Teto do consignado para segurados do INSS fica em 1,97% ao mês

Indústria pede reforma tributária e modernização do setor elétrico

Para a inserção no Mapa do Turismo Brasileiro, Teresina cumpriu os quatro requisitos de aprovação na plataforma: possuir um Conselho Municipal de Turismo atuante, possuir um órgão municipal específico para o turismo, dispor o órgão de recursos exclusivamente dirigidos ao turismo e, por fim, possuir pelo menos uma empresa cadastrada no CADASTUR do Ministério do Turismo. Além disso, foram atendidas todas as questões contidas e solicitadas no formulário de cadastro do Ministério do Turismo.

Segundo o coordenador de Turismo da SEMDEC, Eneas Barros, a categorização do mapa não leva em conta o potencial turístico vivenciado por turistas, mas sim o interesse dos municípios em se cadastrar na plataforma.

“Não comemoramos apenas ações que valorizam esse potencial para captação de fluxo, mas também aquelas que nos dão respaldo técnico. Estar no mapa não significa possuir vasto potencial turístico, mas compreende que, a partir do momento em que um município está inserido no mapa, atendidos os requisitos, o habilita a tomar recursos públicos e investimentos federais”, afirmou o coordenador.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: