
Cerca de 280 mil pessoas que estavam com pendências na Receita Federal e regularizaram a situação vão receber o pagamento da malha fina nesta quarta-feira (30). O lote de abril será pago pela Receita, e também inclui valores de restituições de anos anteriores.
Ao todo, 279.500 pessoas vão receber R$ 339,63 milhões. Desses, R$ 180,27 milhões serão pagos para quem tem prioridade no recebimento da restituição.
A lista de prioridades inclui principalmente pessoas que informaram a chave Pix do tipo CPF na declaração ou usaram a declaração pré-preenchida. Desde 2023, quem faz isso tem prioridade no pagamento. Também estão na lista de prioridade pessoas com 60 a 79 anos, quem tem o magistério como principal fonte de renda, idosos com mais de 80 anos e pessoas com deficiência ou doença grave.
Os contribuintes que não informaram a chave Pix e não se encaixam em nenhuma das categorias de prioridade também estão na lista, mas serão pagos por último.
A consulta ao lote da malha fina pode ser feita no site da Receita Federal, na seção "Meu Imposto de Renda", clicando em "Consultar a Restituição". Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo da Receita para celulares e tablets.
O pagamento será feito na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Caso o nome da pessoa não esteja na lista, ela pode acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar se há algum erro. Se houver, pode enviar uma declaração corrigida e esperar pelos próximos lotes.
Se a restituição não for depositada na conta informada, como uma conta desativada, o valor ficará disponível para resgatar por até 1 ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco.
Se o valor não for retirado após 1 ano, será necessário fazer uma solicitação no Portal e-CAC. No site, é só ir em "Declarações e Demonstrativos", depois em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, pedir a restituição não resgatada.
Fonte: Agência Brasil