A economista piauiense Teresinha de Jesus Ferreira da Silva foi reeleita como conselheira efetiva do Conselho Federal de Economia (Cofecon) para o triênio 2025-2027, consolidando sua trajetória de destaque no cenário nacional da economia. Com 273 votos, Teresinha foi a mais votada entre os eleitos na assembleia realizada nesta segunda-feira (2), na sede do Cofecon, em Brasília.
Além de ser um reconhecimento de sua liderança, a votação expressiva reforça sua relevância no fortalecimento da economia piauiense e brasileira.
Funcionária aposentada da Prefeitura de Teresina e ex-presidente do Conselho Regional de Economia do Piauí (CORECON-PI), Teresinha acumula experiências que potencializam sua atuação no Cofecon. Atualmente, ela também exerce o cargo de superintendente estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
O Conselho Federal de Economia é composto por 18 conselheiros efetivos e 18 suplentes, renovados em ciclos anuais por um terço de seus membros. Cada mandato dura três anos, com possibilidade de reeleição. A eleição deste ano marca o início de um novo período de atuação para os eleitos, que assumirão seus cargos em janeiro de 2025.
Reconhecimento nacional
Teresinha Ferreira já havia sido eleita conselheira do Cofecon em 2021, quando também alcançou expressiva votação, ficando entre os três primeiros colocados na ocasião. Agora, como campeã de votos, reforça sua posição de liderança e o reconhecimento de seus pares no conselho.
Além de Teresinha, foram eleitos como conselheiros efetivos nomes como Fabíola Andréa Leite de Paula (223 votos), do CORECON-RN, e Gustavo Casseb Pessotti (240 votos), do CORECON-BA. Já na suplência, Paulo Dantas da Costa (247 votos), atual presidente do Cofecon, foi reconduzido.
A eleição para a presidência do Cofecon está programada para a próxima semana. Atualmente, o cargo é ocupado por Paulo Dantas, que pode ser substituído ou reconduzido, dependendo da escolha dos conselheiros eleitos.
Com a reeleição, Teresinha Ferreira reafirma o protagonismo do Piauí no cenário nacional da economia, evidenciando o potencial dos profissionais da região em influenciar políticas públicas e ações estratégicas.
Veja a lista dos demais eleitos
Conselheiro/a Efetivo/a
01.Teresinha de Jesus Ferreira da Silva, CORECON-PI - 273 votos;
02.Fabíola Andréa Leite de Paula, CORECON-RN - 223 votos;
03.Elis Braga Licks, CORECON-ES - 269 votos votos;
04.Lúcia dos Santos Garcia, CORECON-RS - 213 votos;
05.Gustavo Casseb Pessotti, CORECON-BA 240 votos;
06.Pedro Afonso Gomes, CORECON-SP 219 votos.
Conselheiro/a Federal Suplente
01.Paulo Dantas da Costa, CORECON-BA - 247 votos;
02.Maurílio Procópio Gomes, CORECON-AL -228 votos;
03.José Luiz Pagnussat, CORECON-DF - 262 votos;
04.José Antonio Lutterbach Soares - CORECON-RJ 234 votos;
05.Frednan Bezerra dos Santos, CORECON-MA - 258 votos;
06.Clóvis Benoni Meurer, CORECON-RS - 239 votos.