Economia

COMBUSTÍVEIS

Inaugurado o maior complexo de gás natural do Brasil

A Petrobras, sob a liderança do presidente Lula, não está mais à venda", diz ministro

Da Redação

Sexta - 13/09/2024 às 12:40



Foto: Tauan Alencar Presidente Lula e Alexandre Silveira
Presidente Lula e Alexandre Silveira

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, comemorou nesta sexta-feira (13) os avanços promovidos pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no setor petroquímico brasileiro. Silveira e Lula participam da inauguração do Complexo de Energias Boaventura, em Itaboraí, Rio de Janeiro. O novo polo industrial é a maior Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do país e representa um marco significativo para a estrutura energética nacional.

Segundo o ministro, o governo Lula reverteu o desmonte da Petrobras promovido pelas gestões anteriores. “A Petrobras, sob a liderança do presidente Lula, não está mais à venda. O governo do presidente Lula reverbera o grito atravessado na garganta de petroleiros e petroleiras, das petroquímicas e petroquímicos, e esse grito diz, de forma clara e altiva: defender a Petrobras é defender o Brasil!”, disse.

Silveira também destacou algumas ações do governo no setor energético que, na opinião dele, garantem a soberania nacional. “Há menos de um mês anunciamos investimentos na fábrica de fertilizantes no Paraná, mudamos o Preço de Paridade Internacional e introduzimos o Preço de Competitividade Interna. A sociedade brasileira não fica mais à mercê da volatilidade do mercado internacional. Estamos buscando, e hoje é a prova cabal disso, a autossuficiência e a nossa soberania”, afirmou o ministro.

O projeto do Complexo de Energias Boaventura é de responsabilidade da Petrobras, que o batizou em homenagem ao Convento São Boaventura, localizado nas proximidades e considerado uma das primeiras construções da região que hoje corresponde ao município de Itaboraí. As ruínas do convento foram preservadas pela companhia, reforçando o compromisso com o patrimônio histórico local.

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: