![Ministro das Cidades, Jader Filho](https://piauihoje.com/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-02-12-at-10-17-12-1739366308.jpeg)
O governo federal anunciou nesta quarta-feira (12) que irá realizar uma nova seleção para a construção de 100 mil unidades habitacionais no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida. A informação foi dada pelo ministro das Cidades, Jader Filho. O detalhamento da seleção será fornecido hoje às 14h, durante uma reunião com outros ministérios e prefeitos participantes do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, que acontece em Brasília.
Jader Filho convidou os prefeitos e prefeitas para a reunião, onde serão apresentadas todas as informações sobre a nova seleção. O programa será financiado em parte pelo Orçamento Geral da União, enquanto outras modalidades terão financiamento pelo FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), conforme os processos realizados no ano anterior.
Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o ministro destacou que o governo está planejando algumas alterações na estratégia relacionada ao FGTS para facilitar o acesso dos prefeitos aos recursos necessários para melhorar as infraestruturas urbanas, como água, esgoto e mobilidade, visando a melhoria da qualidade de vida da população.
Jader também afirmou que as prefeituras com projetos mais avançados terão prioridade na nova seleção do programa Minha Casa, Minha Vida. Ele destacou que a urgência é grande, especialmente para quem mora em situação de aluguel, em áreas de risco ou nas ruas, e que, por isso, é necessário agilizar a execução das obras. “Os projetos mais maduros e os prefeitos que já tiverem iniciativas avançadas serão priorizados para que as obras possam começar logo”, explicou.
O ministro ressaltou que, além da seleção das 100 mil unidades habitacionais, o governo realizará outras seleções focadas em contenção de encostas e drenagem, além de ações de prevenção em áreas afetadas pela seca, com foco em abastecimento de água rural.
Essas iniciativas fazem parte de um esforço para melhorar as condições de vida da população em diversas regiões do Brasil e acelerar a construção de infraestrutura básica nas cidades e áreas rurais.
Fonte: Agência Brasil