
Mais de 30 países já suspenderam as importações de carne de frango do Brasil após a confirmação de um foco de gripe aviária no Rio Grande do Sul, conforme comunicado do Ministério da Agricultura nesta quarta-feira.
Entre os países que suspenderam totalmente as importações estão: China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, África do Sul, União Euroasiática, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka, Paquistão, Filipinas e Jordânia.
Além disso, 9 países estabeleceram a suspensão apenas para a carne proveniente do Rio Grande do Sul, como: Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia.
Já Japão e Arábia Saudita suspenderam as importações do produto proveniente do município de Montenegro (RS), onde foi identificado o foco da gripe.
O ministério informou que continua em contato com as autoridades sanitárias dos países importadores, buscando fornecer informações técnicas de maneira rápida e clara sobre o ocorrido.
A pasta ressaltou que as ações pretendem garantir a segurança sanitária e retomar as exportações com segurança o mais rápido possível.
Fonte: Brasil 247