De vento em popa! Além de subir oito posições em oito anos no ranking de países que tem maior capacidade instalada de energia eólica no mundo, sendo atualmente a 7ª nação da lista, o Brasil ganhou também o título de dono da maior usina de energia eólica da América do Sul.
Em operação desde junho de 2021, o empreendimento, batizado de Parque Eólico Lagoa dos Ventos, fica localizado no coração do Estado do Piauí, entre os municípios de Dom Inocêncio, Lagoa do Barro e Queimada Nova, e conta com 716 MW de capacidade instalada.
IFI destaca alta da inflação e projeta baixo crescimento econômico para 2022
Governo define reajustes de benefícios e contribuições previdenciários
Caixa paga hoje Auxílio Brasil para cadastrados com NIS terminado em 2
No total, são 230 geradores de energia eólica operando no local, espalhados por uma área de 120 quilômetros, que juntos conseguirão evitar a emissão de 1,6 milhão de toneladas de CO2 por ano, além alimentar com energia limpa cidades do Piauí e de outras regiões do Nordeste.
Além de abrigar a maior usina do setor na América do Sul, o Nordeste bateu outro recorde nos últimos 12 meses, com a ajuda do Parque Eólico Lagoa dos Ventos. De acordo com a ABEEólica, em 2021, por mais de uma vez, a região foi completamente abastecida, durante 100% do dia, por energia eólica, fortalecendo-se cada vez mais no setor – principalmente em tempos de crise hídrica.
Fonte: thegreenestpos