Economia

EMPREGO

Dados do IBGE apontam que o Piauí reduziu o número de pessoas ocupadas no comércio

Segundo a pesquisa, nesse período, cerca de 33 mil pessoas perderam suas ocupações nos estabelecimentos comerciais

Da Redação

Quinta - 27/05/2021 às 09:16



Foto: Comércio de Teresina
Comércio de Teresina

O IBGE divulgou, hoje (27), os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) Trimestral, com resultados do mercado de trabalho referentes ao 1º trimestre de 2021. Na pesquisa, foi constatado entre o último trimestre de 2020 e o 1º trimestre de 2021, reduziu em 13% a quantidade de pessoas ocupadas no setor de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas do Piauí.

Segundo a pesquisa, nesse período, cerca de 33 mil pessoas perderam suas ocupações nos estabelecimentos comerciais. É o que aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 No Piauí, o setor de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas foi o único que teve queda estatisticamente relevante na ocupação entre o último trimestre de 2020 e o 1º trimestre de 2021. No final de 2020, havia 255 mil trabalhadores ocupados no setor, número que caiu para 222 mil no início de 2021.

 Já quando comparado o 1º trimestre de 2020 e o 1º trimestre de 2021, observa-se que outros setores também tiveram redução de postos de trabalho. A maior queda foi no setor de alojamento e alimentação, que teve redução de 27,9% na quantidade de pessoas ocupadas, o equivalente a 21 mil pessoas. O comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas vem em seguida, com redução de 24,1% no longo prazo, o que significa que 70 mil trabalhadores perderam suas ocupações.

 O setor de transporte, armazenagem e correio teve queda de 23,9%, o que é igual a 10 mil pessoas. E, por último, o setor de serviços domésticos, que perdeu 22% dos trabalhadores, o mesmo que 20 mil pessoas.

Economista indiano vence Prêmio Princesa das Astúrias

Piauí bate recorde na expansão de energia renovável

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: