Economia

Eleitos novos membros do Conselho Federal de Economia; piauiense está entre os eleitos

O evento ocorreu de forma híbrida, com parte dos delegados em hotel e parte acessando a reunião de forma virtual. A economista piauiense Teresinha Ferreira faz parte da chapa vencedora.

Da Redação

Quarta - 01/12/2021 às 15:19



Foto: Divulgação Novos conselheiros do Cofecon
Novos conselheiros do Cofecon

O Conselho Federal de Economia - Cofecon, realizou, nesta quarta-feira (1), a Assembleia de Delegados-Eleitores, evento que reúne um representante de cada Conselho Regional de Economia para eleger conselheiros federais com mandato no triênio 2022-2024. 

O evento ocorreu de forma híbrida, com parte dos delegados reunindo no hotel Let's Idea, em Brasília, e parte acessando a reunião por meio de ambiente virtual. A economista piauiense Teresinha Ferreira faz parte da chapa vencedora. Ela obteve a terceira maior votação (273 votos).

Foram eleitos os seguintes conselheiros federais efetivos: Clóvis Benoni Meurer, com 275 votos; Lauro Chaves Neto, com 274 votos; Teresinha de Jesus Ferreira da Silva, com 273 votos; Maurílio Procópio Gomes, com 260 votos; Paulo Dantas da Costa, com 259 votos; e Heric Santos Hossoé, com 228 votos. Os candidatos Luiz Cesar Teixeira da Silveira (34 votos) e Fernando Lima de Oliveira (28 votos) não foram eleitos.

Como conselheiros suplentes, foram eleitos os seguintes economistas: Eduardo Reis Araújo, com 273 votos; Júlio Flávio Gameiro Miragaya, com 217 votos; Paulo Hermance Paiva, com 211 votos; Rogério Vianna Tolfo, com 210 votos; Paulo Roberto de Jesus, com 199 votos; e Gustavo Casseb Pessoti, com 192. 

Processo de escolha foi feito de forma híbridaO processo eleitoral

O plenário do Conselho Federal de Economia possui 18 conselheiros efetivos e 18 suplentes, e é dividido em três terços, cujos mandatos são de três anos, porém não coincidentes (2019-21, 2020-22 e 2021-23). Desta forma, a cada ano um dos terços é substituído por novos conselheiros, sendo permitida uma reeleição.

No mês de outubro, quando se realizam as eleições dos Conselhos Regionais de Economia, cada chapa inscrita contém um delegado-eleitor efetivo e um suplente. Estes são os responsáveis por participar da Assembleia – que foi realizada hoje, completando assim o processo iniciado com os votos da categoria.

Na Assembleia, cada delegado-eleitor detém um número de votos proporcional à quantidade de economistas que se encontram adimplentes junto ao respectivo Regional: até o limite de 2.000, um voto para cada 100 economistas; e acima deste limite, um voto para cada 200.

Os candidatos eleitos pela Assembleia farão parte do plenário do Cofecon no triênio 2022-2024.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: