Quando pensamos em expandir e escalar nosso negócio, é comum que nosso pensamento se volte diretamente para o marketing digital, que engloba todas as estratégias de divulgação e aquisição de clientes no meio online.
Contudo, esse marketing é um setor muito extenso e complexo, cheio de estratégias, ferramentas, insights e plataformas para que se possa utilizar, e fazer tudo ao mesmo tempo é realmente impossível. Por conta disso, precisamos peneiras essas centenas de possibilidades e encontrar a que mais se encaixa com o seu negócio.
Porém, ainda que a personalização seja algo essencial, há um ponto em comum com todas as empresas por onde você pode começar a investir. Ele é o Comportamento do Consumidor.
Essa estratégia de gestão ganhou destaque nos últimos anos por permitir que o seu negócio se adapte às necessidades exatas do seu público, sem gastos de tempo, dinheiro e esforços desnecessários.
Vamos te ajudar a aprender tudo o que precisa sobre o comportamento do cliente para que ainda hoje você possa começar a investir no que realmente importa!
O que é o Comportamento do Consumidor?
Podemos definir o comportamento do consumidor como sendo o conjunto de ações recorrentes que os clientes costumam fazer quando estão em um momento de compra.
Segundo o ZMOT Institute, a jornada de compra de um consumidor passa por oito diferentes estágios, que vão desde a descoberta de uma necessidade, até a finalização do pós-venda com a etapa que chamam de expansão.
Durante cada um desses pontos há alguns comportamentos que se repetem no público. Um exemplo bem simples disso é o uso da internet como ferramenta de consumo.
Hoje em dia, seja para fazer compras online ou até mesmo em lojas físicas, buscar por opções, preços e avaliações no Google é algo tão natural que acabamos não dando a devida importância que essa ação merece.
Desse modo, ao olhar para os comportamentos frequentes podemos ter uma ideia mais ampla de como os clientes vão agir e nos preparar para isso.
Voltando ao exemplo da busca online, podemos citar também uma ferramenta do comportamento do consumidor que se chama ZMOT. Traduzindo suas siglas para Momento Zero da verdade, entendemos essa ferramenta como um passo a passo de como os clientes, em sua grande maioria consomem.
O ZMOT se divide em 4 etapas, que são chamadas de pilares. Eles que nos guiam por esse comportamento e são:
Acesso apenas às primeiras páginas ranqueadas no Google.
Busca por avaliações online dos produtos, serviços e marcas
Busca por tabelas de comparação
Busca por cupons de desconto
Ao oferecer esses quatro pontos aos seus clientes, você vai cobrir grande parte do comportamento recorrente deles, mas agora que já sabemos o básico fica a pergunta: como identificar o comportamento específico do meu público?
Conheça a jornada do cliente
Uma outra ferramenta complementar que nos chama muito a atenção é a jornada do cliente. Ela é responsável por dividir todo o processo de compra dos consumidores, os quais citamos anteriormente, em suas devidas etapas e atribuir características para cada um deles.
Seu objetivo é criar um mapa que possa nos mostrar como, onde e quando os clientes compram.
Muito conectado ao comportamento do consumidor, essa jornada é a ferramenta ideal para identificar as ações que seu público em particular sempre costuma fazer. Essas ações podem mudar bastante de empresa para empresa, afinal tratamos de clientes diferentes, por isso ter esse mapeamento é tão essencial.
E para por tudo isso em prática, basta conhecer o seu consumidor.
Podemos dizer que os dados são a chave do negócio, por isso não tenha preguiça de arregaçar as mangas e ir atrás do máximo de informações possível sobre o seu público. Ao juntar todos os conhecimentos em um lugar só, você será capaz de conhecer seu consumidor e oferecer para ele a melhor compra.
E agora que já sabe de tudo o que precisa, não perca tempo e comece a usufruir do comportamento do consumidor!