EMPREGO

Atendimento remoto agiliza solicitação de seguro desemprego no SINE-PI

O Sistema Nacional de Emprego (SINE-PI), com o objetivo de dar celeridade a suas ações, garantindo a segurança de servidores e daqueles […]


Sistema Nacional de Emprego (Sine-PI)

Sistema Nacional de Emprego (Sine-PI) Foto: Divulgação

O Sistema Nacional de Emprego (SINE-PI), com o objetivo de dar celeridade a suas ações, garantindo a segurança de servidores e daqueles que buscam seus serviços em meio a pandemia, durante o mês de maio, continua realizando atendimento remoto, por meio de plataformas digitais e telefones. Apenas o Posto do Dirceu, em Teresina, está com atendimento presencial, mas em horário reduzido.

O secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Zé Santana, explica que a pandemia tornou necessária uma nova forma de trabalhar a grande demanda do SINE. “A pandemia trouxe uma nova realidade no tocante à demanda por Seguro Desemprego em todo o país e no Piauí não é diferente. Por isso, estamos tentando adequar nosso atendimento presencial, bem como trabalhar com atendimento remoto e esperamos que todos tenham suas solicitações atendidas o mais rápido possível”, diz o gestor.

A gerente de operações do SINE-PI, Noélia Amorim, diz que, semanalmente, são realizados mais de 600 atendimentos, sendo a maioria requerimentos do Seguro Desemprego. “Estamos atendendo presencialmente no Posto do Dirceu, com horário e quantidade de trabalhadores reduzidos e atendendo via remoto, nos outros Postos de Atendimento, inclusive no interior, passando informações e tirando dúvidas pelos e-mails e telefones. Em média, essas duas modalidades resultam em mais de 600 atendimentos, sendo a maioria para Requerimentos Formais (habilitação) do Seguro Desemprego”, afirma.

Também aumentaram as buscas para Acertos do Seguro Desemprego, Confirmação de Requerimento do Seguro Desemprego, Seguro Desemprego Judicial. “Estamos respondendo e-mails, criamos um WhatsApp Covid-19 SINE, para resolver algumas questões e estamos também atualizando cadastros, que pode ser feito pelo telefone”, acrescenta Noelia. A gerente de operações ressalta ainda que a forma remota agiliza processos de atendimento e evita que o cidadão precise se deslocar, mais de uma vez, até os postos, se expondo ao Coronavírus.

Onde buscar atendimento:

1 – www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-o-seguro-desemprego

2 – www.gov.br/trabalho

3 – www.empregabrasil.mte.gov.br

4 – App Carteira de Trabalho Digital (Android e IOs)

5 – trabalho.pi@mte.gov.br

6 – Endereços de e-mails dos postos de atendimento no site do SINE-PI

7 – Telefone da Central de Atendimento do Ministério da Economia – 158

8 – Atendimento remoto via e-mail: sine@sine.pi.gov.br / sinegerop@sine.pi.gov.br / cidadania@sine.pi.gov.br /  eunicecmonte@hotmail.com e sineinter@sine.pi.gov.br

9 – Atendimento remoto via telefones e whatsapp:

86 – 988936170 (Covid-19 SINE)

86 – 999537588 (Dúvidas SD)

86 – 994625706 (Gerência Operacional)

Fonte: CCOM

Próxima notícia

Dê sua opinião: