Economia

IMÓVEL

3 dicas fundamentais para quem quer comprar um imóvel novo

Afinal, esse é um momento de grande alegria e você não pode deixar que ele acabe se tornando uma dor de cabeça ou mesmo um grande prejuízo

Da redação

Quarta - 02/02/2022 às 15:35



Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Habitação
Habitação

A aquisição de um imóvel novo é a realização de um grande objetivo para a maioria das pessoas, mas algumas atitudes são necessárias para evitar problemas na compra.

Afinal, esse é um momento de grande alegria e você não pode deixar que ele acabe se tornando uma dor de cabeça ou mesmo um grande prejuízo. Isso porque, existem diversos pontos que, quando não são observados, podem acabar causando causando problemas de diversas ordens, chegando até mesmo ao cancelamento de contrato. 

Pensando em te ajudar a fugir dessas situações indesejáveis, apresentaremos alguns dos principais cuidados ao iniciar o processo de compra de um imóvel novo. Acompanhe!

Como evitar problemas?

Ao comprarmos uma propriedade, seja com rendimentos poupados ou através de um empréstimo de 100 mil, o excesso de otimismo pode tirar nossa atenção de pontos importantes.

Essas questões vão além das burocracias mais comuns, a exemplo do valor venal do imóvel e provavelmente, já estarão bem encaminhadas ou até mesmo resolvidas. Os pontos que costumam escapar ao nosso olhar inicial, geralmente são detalhes mais específicos, mas que se deixados de lado podem virar grandes problemas.

Confira a seguir algumas dicas que te ajudarão a acompanhar todos os detalhes que devem ser observados durante todo o processo de compra do imóvel, principalmente aqueles que estão sob responsabilidade de uma empreiteira.

Pesquise bem a construtora

Antes de fechar o negócio com uma construtora, procure pesquisar mais de uma opção na sua região. O indicado é conhecer, no mínimo, 3 empresas, buscando se informar sobre projetos executados e qual a avaliação dos clientes em relação a sua possível escolha.

Esta etapa torna-se ainda mais importante para as pessoas que estão comprando um imóvel na planta. Isso porque, mesmo que a construtora já possua projetos semelhantes, o cliente não poderá ter uma visualização do resultado final do seu imóvel. 

Também é fundamental realizar uma visita a empresa e conhecer sua dinâmica de trabalho e assim constatar se a mesma tem as condições de entregar o serviço como promete. Além disso,  casos mais graves podem envolver golpes, como empresas de fachada,   resultando em uma possível e grande perda de dinheiro.

Com a popularização da internet, as pessoas têm se afirmado cada vez mais sobre aquilo que pretendem comprar. Isso faz com que as empresas também evoluam seus serviços e  se desenvolvam, buscando dar o seu melhor para fidelizar o cliente.

Contudo, mesmo com toda informação disponível, ainda são frequentes os casos de golpistas que usam de estratégias mais sofisticadas para conseguir enganar compradores de boa fé.

Desta forma, levante o máximo de informações que puder sobre a construtura que for contratar. Pesquise sites e redes sociais, conheça a informação de clientes anteriores e, se possível, visite outros imóveis executados pela mesma. 

Estude muito bem o contrato

Por mais chata que seja a papelada, ela tem se mostrado bastante necessária dada a quantidade de burocracia envolvida em qualquer transação em nosso país.

Leia com atenção cada linha escrita no documento para não suspeitar de nada dito ali, e assim que perceber, poderá cobrar por cada detalhe ali descrito.

Se houver mistérios não resolvidos, pergunte diretamente ao responsável pela venda e deixe que ele lhe dê uma resposta mais realista. Se ainda tiver ressalvas, procure um advogado ou até mesmo um corretor especializado na área para entender melhor os pontos a serem feitos.

O que não pode acontecer é que, como cliente, você mantenha qualquer clima de incerteza sobre o trabalho. É necessário que você entenda o que está comprando para garantir que esse processo seja respeitado e consistente com as expectativas finais

Visite o local

Você é o comprador e, portanto, tem plenos direitos para visitar o imóvel antes de ser concluída. Assim, é possível acompanhar como está o andamento do processo para saber se sua residência será entregue no prazo estipulado.

A visita também serve para demonstrar para o contratante de que você entende cada detalhe que existe no contrato, diminuindo a chance da construtora atrasar a obra ou até mesmo esquecer o que lá foi assinado.

Sempre funciona ter direito ao que você está comprando, principalmente quando a propriedade que está sendo comprada é um imóvel residencial, que está em maior escala em relação a outros projetos no mercado.

Conclusão

Existem atitudes simples que podem evitar que a realização do seu sonho de possuir uma casa própria acabe por lhe trazer situações complicadas. Esse é um momento de grande excitação, mas não podemos deixar de prestar atenção em todos os detalhes.

Só assim você garantirá que o seu novo lar contemple tudo aquilo que foi acordado entre a sua parte a da construtora escolhida para o projeto, lhe entregando aquilo que sempre desejou.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: