Arte e Cultura

Wellington participa de lançamento de livro sobre a Carnaúba, árvore-símbolo do Piauí

A carnaúba é uma das árvores mais produtivas que se conhece.

Da redação

Terça - 25/05/2021 às 11:57



Foto: Divulgação Livro
Livro

O governador Wellington Dias participou, na noite dessa segunda-feira (24), de forma virtual, do lançamento do livro “Carnaúba – uma riqueza do Piauí”, de autoria do jornalista e escritor Zózimo Tavares. O evento contou, também, com a presença do presidente do Conselho de Cultura, Nelson Nery Costa e do secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo.

A obra conta história da árvore símbolo do nosso Estado e foi contemplada pela Lei Aldir Blanc, com o prêmio Maria da Inglaterra. O livro tem edição bilíngue e éilustrado pelas fotografias de Aureliano Müller, Ehrlich Cordão, Juscelino Reis e Valdeci Ribeiro.

Balé da Cidade de Teresina abre inscrições para oficina gratuita

Secult lança Edital do Patrimônio Vivo do Piauí

MP/PI discute sobre as mudanças na destinação de verbas para cultura em Teresina

A carnaúba é uma das árvores mais produtivas que se conhece. Dela, se extraem componentes para a fabricação dos mais variados produtos, como tintas, cosméticos e peças de informática. Suas palmas e fibras são usadas na cobertura de casas, na confecção artesanal de chapéus, cestas, bolsas, redes, cordas, colchões, esteiras e uma infinidade de outros utensílios bem como sua cera utilizada em diversas aplicações.

“O Piauí possui cerca 66% da carnaúba existente do planeta. Quando olhamos para a história do Piauí, verificamos que as regiões mais desenvolvidas são aquelas em que o forte era a carnaúba, pois era o principal produto de exportação do Estado. Em 2020, produzimos cerca de 20 milhões de quilos de cera de carnaúba e o Piauí responde por 70% daquilo que o Brasil exporta. É uma riqueza do Piauí e temos muito que agradecer ao jornalista Zózimo Tavares por nos brindar com essa importante obra”, comentou Wellington Dias.

Segundo o governador o fato de o livro ser bilíngue ajuda na divulgação da das riquezas piauienses no âmbito nacional e internacional.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: