Arte e Cultura

Renato Rovai e Sérgio Amadeu lançam livro que ensina como enfrentar o fascismo

O livro é um manifesto que explica o que é o fascismo, porque precisamos derrotá-lo; também caracteriza o fascismo digital

Da Redação

Terça - 17/05/2022 às 18:46



Foto: Lançamento do livro Como Derrotar o Facismo
Lançamento do livro Como Derrotar o Facismo

O jornalista Renato Rovai e o sociólogo Sérgio Amadeu vão lançar nesta quarta-feira (18), em São Paulo, o livro "Como Derrotar o Fascismo". Segundo os autores, o livro vai servir de guia para as pessoas que querem entender o fenômeno do fascismo atualmente.

"Este livro é um manifesto que explica o que é o fascismo, porque precisamos derrotá-lo; também caracteriza o fascismo digital. Explica como qualquer pessoa, qualquer grupo de amigos interessado em defender a democracia nesse ano tão importante, pode derrotar essas ideias [fascistas]", explica Sérgio.

 

Para o jornalista Renato Rovai, o contexto do livro se encaixa bem ao que estamos vivendo no cenário político atual. Ele aponta ser possível sim, combater o fascismo com as armas corretas. 

"Em eleições como as de 2010 e 2014, o movimento que o PSDB fez tinha inspiração fascista, aquela coisa anti-abortista. E nas redes prevaleceu a vitória do campo progressista. A desinformação pode ser combatida, mas precisa usar de inteligência humana e militância", afirma.

Renato Rovai

Quem é Renato Rovai

Graduado em Jornalismo pela Universidade Metodista, no ABC paulista, Renato Rovai também é mestre em Comunicação pela Universidade de São Paulo e doutor pela Universidade Federal do ABC.

O jornalista trabalhou em diversos veículos de comunicação, como os jornais o Diário do Grande ABC, Diário de Minas, Diário Popular, TV Gazeta e Editora Globo. Em 1994, criou a Editora Publisher Brasil, empresa da qual é sócio-diretor. Em 2001, no primeiro Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, lançou a Revista Fórum, onde atualmente mantém o Blog do Rovai, no qual publica análises políticas.

A Revista Fórum era impressa, mensal e vendida em bancas até dezembro de 2013. Desde 2014 é digital, tendo se tornado um dos principais produtos de informação independente no Brasil e uma das maiores audiências da internet.

Sérgio Amadeu

Quem é Sérgio Amadeu

Sérgio Amadeu da Silveira é um sociólogo brasileiro, graduado em Ciências Sociais e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Também é professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC). 

Ele também foi presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), eleito no Congresso de Reconstrução da entidade, em 1981.

Lançamento do livro

18 de maio (quarta-feira), às 18h30

Local: Galeria Metrópole

End: Av. São Luís, 187, piso 2, loja 01, no cento de São Paulo.

Museu do Piauí realiza programação especial na 20ª Semana Nacional dos Museus

Museu do Mar, em Parnaíba, recebe exposição Anne Frank

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: