COMUNICAÇÃO

Piauí inicia transmissão do programa de rádios públicas do Nordeste

O Giro Nordeste será exibido de segunda a sexta-feira por, inicialmente, 11 emissoras públicas.


Comunicação

Comunicação Foto: Divulgação

O primeiro programa de rádio do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) foi ao ar na segunda-feira (11) e o Piauí foi um dos estados que realizou a transmissão. Denominado como Giro Nordeste, o programa será exibido de segunda a sexta-feira por, inicialmente, 11 emissoras públicas.

O horário de exibição varia em cada Estado de acordo com a programação das emissoras. No Piauí, a transmissão é feita diariamente pela Rádio Antares, às 20h. “A ideia do Giro Nordeste é criar esse sentimento de saber da importância do nosso nordeste, mostrando a nossa cultura e toda essa região que é bela, festiva e muito atrativa. Queremos mostrar essa questão do Consórcio Nordeste, que é uma experiência que está despertando organizações de outras regiões do país e do mundo. Portanto, o programa vai mostrar essa nação, pertencimento e potencial nordestino”, pontuou o presidente da Fundação Rádio e TV Antares, Humberto Coelho.

A comunicação pública foi incorporada na Carta de fundação do Consórcio para reforçar a integração das emissoras públicas estaduais de televisão e rádio do Nordeste. Trata-se de um público de aproximadamente 60 milhões de cidadãos. A iniciativa aumenta a circulação de informações no nordeste, promove novos debates e estimula a integração da região.

“O Consórcio Nordeste é uma união entre estados para o desenvolvimento em diversas áreas e nós, secretários de Comunicação de Estado, decidimos integrar algumas estratégias de comunicação para envolver a população de todas as regiões. Criamos programas específicos que abordam pautas turísticas, econômicas e curiosidades de cada estado. Inicialmente, as rádios públicas de cada estado vão contribuir para que tenhamos um programa regional, com todos os estados participando, apresentando pautas típicas da região nordeste”, disse o coordenador de Comunicação Social do Piauí, Allisson Bacelar.

A coordenação do Giro Nordeste está sendo feita pela Rádio Nova 1290 Timbira AM, do Maranhão. “O estado é a base, será como o centro da rede e lá é gerado o material para todos os estados reproduzirem, mas cada um contribuirá produzindo pautas e enviando ao Maranhão”, esclareceu Bacelar.

As primeiras 13 rádios participantes do Giro Nordeste são Timbira AM (MA), Tabajara FM (PB), Parnahyba FM (PB), Educadora FM (BA), Universidade Estadual do Sudoeste (BA), Antares (PI), Aperipê AM (SE), Aperipê FM (SE), Difusora AM (AL), Difusora FM (AL), Agência Rádio SEI, Radioweb UPE e Frei Caneca FM (PE). A iniciativa está aberta para a adesão de outras emissoras de rádio.

O programa também pode ser baixado ou ouvido pelo site http://radiotimbira.ma.gov.br. O conteúdo estará disponível diariamente a partir das 18h. O email de contato é gironordeste@gmail.com

Projeto de TVs Educativas do Nordeste

Além do programa de rádios públicas, o Consórcio Nordeste também lançará um programa de TV, que será veiculado em todos os estados do Nordeste que possuem TV pública. No Piauí, o programa será exibido pela TV Antares. “O programa será sediado na Bahia, e assim como nas rádios, todos os estados contribuirão com a produção. Os estados que não possuem TV pública estão negociando com as universitárias e legislativas. Estamos finalizando o projeto piloto e a ideia é que o programa seja veiculado de segunda a sexta-feira, às 19h”, afirmou o coordenador Allisson Bacelar.

Fonte: CCOM

Próxima notícia

Dê sua opinião: