Arte e Cultura

DIA DA MULHER NEGRA

Palestra “Aquilombamento das Pretas” acontece nesta quinta-feira (25) em Teresina

Evento celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Da Redação

Quinta - 25/07/2024 às 08:35



Foto: Divulgação Aquilombamento das Pretas acontece nesta quinta-feira (25)
Aquilombamento das Pretas acontece nesta quinta-feira (25)

É comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha nesta quinta-feira (25), data que celebra e convida a refletir sobre a importância e o impacto das mulheres negras na sociedade. E para celebrar a importância dessa comemoração, o Instituto da Mulher Negra - Ayabás concederá ao público de Teresina a palestra AQUILOMBAMENTO DAS PRETAS, com diversos movimentos sociais, instituições e representantes da sociedade civil, com apresentação cultural e feira preta. O evento ocorre na tarde desta quinta-feira (25), às 14h, na Rua Magalhães Filho, 519, na FIOCRUZ-PI. 


De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mulheres negras, incluindo pretas e pardas, representam atualmente cerca de 28% da população brasileira. O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é comemorado todo dia 25 de julho desde 1992, quando a data foi instituída em Santo Domingo, na República Dominicana.

A data que marca o Dia da Mulher Negra é resultado do 1º encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, como explica a Organização das Nações Unidas (ONU), órgão que também reconhece a importância da data. A reunião teve como objetivo denunciar a opressão e discutir soluções na luta contra o racismo e o sexismo vividos, em especial, por essa parcela da população feminina, dando visibilidade à luta das mulheres da região.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha visa dar visibilidade às mulheres afrodescendentes e promover políticas públicas que ajudem a melhorar sua qualidade de vida e erradicar o racismo e a discriminação

A situação das mulheres afrodescendentes na América Latina ainda possui desigualdades em relação a outros grupos sociais. No Brasil, nesta data também é comemorado Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, que homenageia uma das principais mulheres negras, símbolo de resistência e liderança na luta contra a escravização. Eventos em diversos locais do país marcam essa importante ocasião

Fonte: Fundação Cultural Palmares

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: