Arte e Cultura

Oeiras mantém a tradição e faz a Festa do Divino

Um dos mais tradicionais rituais religiosos de Oeiras, a Festa do Divino é realizada sete semanas após o Domingo de Páscoa

Segunda - 10/06/2019 às 00:05



Foto: Olavo Braz Festa do Divino
Festa do Divino

Em Oeiras cidade do Piaui de aproximadamente, 40 mil habitantes e que tem 300 anos , há séculos tem comemorado o dia de Pentecostes, considerado a data de nascimento da Igreja Católica Romana com sede na cidade do Vaticano. Como na maioria das cidades coloniais de origem portuguesa , porém vem sendo comemorado em muitos países da Europa ocidental, o dia do Espirito Santo, data que tem como símbolo uma pomba, que lembra o Batismo do Cristo!

Um dos mais tradicionais rituais religiosos de Oeiras, a Festa do Divino é realizada sete semanas após o Domingo de Páscoa, no dia de Pentecostes, para comemorar a descida do Espírito Santo sobre os doze apóstolos. A cada ano, uma família da cidade é sorteada para a missão de guardar o Divino Espírito Santo e de receber os fiéis que o visitam todos os dias.
Quando  o discípulo João Batista levantou a água pra molhar a cabeça de Cristo uma pomba branca fixou-se sobre o ato, indicando que aquele que estava se batizando era o filho de Deus! 

Oeiras mantém a tradição, e faz a festa há 200 anos. A  Festa do Divino Espírito Santo 2019, que teve início na  quinta-feira, 30, com a missa de abertura, no santuário do Divino. A festa de 2019 foi organizada pelas famílias Nunes Barroso e Barros.

No domingo, 02, aconteceu a missa da solenidade da Ascensão do Senhor, ritual de Coração do Divino e o sorteio da nova família, que receberá a imagem do Divino durante o próximo ano.

Hoje(9) foi o ponto alto da festa , Dia de Pentecostes, com a Missa Solene da Festa e a Missa de Encerramento do Festejo e Procissão para o Santuário da nova família (2019/2020).


Fonte: Colaborador do Portal

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: