O filme brasileiro "O Agente Secreto", dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi eleito o Melhor Filme Internacional pela prestigiada Associação de Críticos de Nova York (New York Film Critics Circle). Esta é a quarta vez que o Brasil conquista esta categoria, sendo a segunda vitória pessoal de Kleber Mendonça Filho, que já havia vencido com "Bacurau".
Além do prêmio de Melhor Filme Internacional, o protagonista do longa, o ator Wagner Moura, também foi eleito Melhor Ator pela associação, tornando-se o primeiro ator latino a receber essa honraria.
O reconhecimento da associação de Nova York, considerada uma das mais importantes dos Estados Unidos, reforça o favoritismo de "O Agente Secreto" na temporada de premiações. Após estrear em cinemas selecionados dos EUA, o filme elevou sua média no agregador de críticas Metacritic para 91 de 100, alcançando o quarto lugar entre as produções com as melhores notas de 2025.
O longa, que estreou no Brasil em 6 de novembro, é amplamente cotado pela imprensa internacional para indicações no Oscar e no Globo de Ouro em categorias como Melhor Filme Internacional, Melhor Ator, Melhor Fotografia e Melhor Roteiro Original.
O filme iniciou sua jornada em maio, sendo premiado em Melhor Direção e Melhor Ator no Festival de Cannes, e já passou por importantes festivais internacionais como Toronto. Wagner Moura manifestou que o filme possui "muitas possibilidades" de indicações, principalmente na categoria Melhor Filme Internacional, comparando a expectativa ao "clima de copa".