LITERATURA

Morre aos 98 anos, a escritora Lygia Fagundes Telles

Ela foi considerada uma das maiores autoras nacionais do século XX


lygia Fagundes Telles

lygia Fagundes Telles Foto: Companhia das Letras

Morreu neste domingo (03), a escritora brasileira Lygia Fagundes Telles, de  98 anos. Ainda não há detalhes sobre a causa de morte. As informações foram divulgadas pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo.

Autora de várias obras como "Ciranda de Pedra (1954), "Verão no Aquário" (1964), "As Meninas" (1973) e "As Horas Nuas" (1989), ela foi considerada uma das maiores autoras nacionais do século XX.

Integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL), a escritora também era uma importante contista. Em sua carreira, escreveu contos como "Porão e Sobrado (1938), que foi sua primeira publicação. Ainda há "Antes do Baile Verde" (1970), "Um Coração Ardente" (2012) e outros.

Lygia foi a primeira mulher brasileira a ser indicada ao Prêmio Nobel de Literatura. Durante sua trajetória, venceu o Prêmio Camões em 2005 e ganhou em algumas edições do Prêmio Jabuti.

A autora ficou conhecida na literatura por abordar temáticas que costumam estar presente na maioria de seus escritos, como a loucura, as questões da morte, as várias visões do amor e o medo.

Fonte: O Povo/ Jornal O Globo

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: