
O Theatro 4 de Setembro, no centro de Teresina, se tornou, nesta quarta-feira (14), palco de um momento inédito para a cultura piauiense. O I Encontro de Gestores e Dirigentes da Cultura do Piauí reuniu dezenas de representantes da sociedade civil, agentes culturais, secretários municipais e autoridades estaduais e federais para discutir, de forma colaborativa, os caminhos para o fortalecimento das políticas públicas de cultura no estado.
O evento teve início ontem, terça-feira (13), e contou com cerca de 400 produtores de cultura de diversas regiões do estado, promovendo oficinas, painéis e apresentações artísticas.
O presidente do Fórum de Secretários e Coordenadores de Cultura de Piripiri, Márcio Tavares, participou como debatedor da mesa sobre os desafios da gestão municipal e afirmou que o evento tem potencial para incentivar o fomento da cultura no Estado. "Nós estamos aqui realizando o nosso primeiro encontro de secretários e gestores municipais de cultura do Piauí, promovido pela Secretaria Estadual da Cultura. Nós, enquanto fórum de gestores e dirigentes de cultura, recebemos esse apoio da Secretaria e estamos aqui, com a equipe do Ministério da Cultura, debatendo e falando sobre políticas públicas. Esse é um momento ímpar, né? Pela primeira vez, estamos realizando e recebendo, dentro desse contexto e formato, um evento desse porte."
Presidente do Fórum de Secretários e Coordenadores de Cultura de Piripiri, Márcio Tavares. Foto: Isaac Da Silva/Piauí Hoje
Sobre o objetivo do encontro, o presidente explicou detalhadamente: "O objetivo principal é fortalecer esse vínculo entre os municípios do Piauí e entre os gestores de cultura. A gente está aqui, enquanto presidente, fazendo essa ponte junto com a Secretaria Estadual de Cultura e com o Ministério da Cultura, para que possamos melhorar e, assim, trabalhar melhor a política cultural do nosso estado do Piauí."
Um dos principais marcos do encontro foi o lançamento, no auditório da Secretaria da Cultura (Secult), do Mapa Cultural do Piauí, uma plataforma digital desenvolvida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (Etipi). A ferramenta tem como objetivo conectar artistas, produtores, espaços e manifestações culturais, além de facilitar o acesso a editais, informações sobre eventos e o planejamento de políticas públicas.
Durante a solenidade de abertura, na terça-feira (13) o secretário estadual da Cultura, Rodrigo Amorim, destacou que o evento representa um passo decisivo na construção de um sistema estadual de cultura “mais inclusivo e representativo”. Em seu discurso, ele reforçou a importância da articulação entre os entes federativos: “O Mapa Cultural é uma resposta concreta à necessidade de democratizar o acesso à informação e ampliar a participação social na cultura”.
A nova plataforma já está disponível e pode ser acessada pelo site oficial. Podem se cadastrar pessoas físicas que atuam na cadeia produtiva cultural (como artistas, técnicos e professores), grupos e instituições culturais, além de espaços culturais de qualquer segmento artístico.
A expectativa dos organizadores é de que o encontro resulte em diretrizes e demandas prioritárias, que serão encaminhadas ao Ministério da Cultura para integrar futuras ações de fomento para a cultura do Estado do Piauí.
Troca de experiências
O encontro também tem promovido uma rica troca de experiências entre os municípios. Marcílio Januário, secretário de Cultura de Curralinhos, cidade localizada a cerca de 80 km da capital, disse que o evento é uma chance de fazer a voz do município ser ouvida.
“A gente enfrenta muitas dificuldades nos municípios, principalmente por falta de recursos e de acesso às políticas estaduais. Aqui, temos a chance de levar nossas demandas diretamente aos gestores do Estado e buscar parcerias que possam mudar a realidade cultural das nossas cidades", destaca.
Marcílio Januário, secretário de Cultura de Curralinhos. Foto: Isaac Da Silva/Piauí Hoje
Confira a agenda em andamento de hoje:
Local: Theatro 4 de Setembro, Teresina
13h20 – Apresentação: Companhia Luzia Amélia
13h30 às 15h00 – Oficina: Implantação do Sistema Municipal de Cultura, com Charles Vianna (MinC)
15h00 – Apresentação: Escola de Música Possidônio Queiroz
15h10 às 16h30 – Diálogos: Desafios da Gestão de Cultura nos Municípios do Piauí
- Debatedores: Marcos Ronilson (MA) e Maick José Tavares (AM)
- Mediação: Marco Antônio Matos (PI)
16h30 – Plenária do Fórum de Gestores
18h00 – Apresentação: Quadrilha Junina Luar do São João
(*) Isaac Da Silva é estagiário sob supervisão do jornalista Luiz Brandão - DRT-PI - 960