EVENTO

Floriano se prepara para sediar Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões

O evento começa dia 1º de dezembro e segue até o dia 5 nos teatros Maria Bonita e Cidade Cenográfica


Cerimonia de Abertura do 11 Encontro de Cinema e Video dos Sertões

Cerimonia de Abertura do 11 Encontro de Cinema e Video dos Sertões Foto: Divulgação

Floriano, a 250 km ao Sul da capital Teresina, se prepara para se tornar a cidade do cinema nacional. É que, de 1º a 5 de dezembro, o município sedia o 16º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões. O evento contará com a exibição de filmes nas mostras Competitiva e Não Competitiva, além da realização de oficina de interpretação e oficina de produção de projetos culturais.  

Tarso Tapety, produtor da Escalet Produções Cinematográficas, que organiza o evento, explica que as atividades acontecerão nos teatros Maria Bonita e Cidade Cenográfica, sempre a partir das 19h. "Nossa intenção é que a comunidade possa ter contato de forma gratuita e acessível com o que está sendo produzido Brasil a fora no segmento de audiovisual. Além de dar visibilidade a essas produções, que, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, não deixaram de mobilizar produtores, artistas e todo um setor econômico", pondera. 

Zé Roraima completa 40 anos de carreira cantando a pluralidade do Brasil

Governador abre o Natal de Sonho e Luz 2021

Ligia Costa lança em Teresina o livro 'Líder Humano Gera Resultados'

Este ano, o Encontro recebeu 245 inscrições de filmes para a Mostra Competitiva que irá premiar, com o troféu "Cacto de Ouro 2021", o melhor filme do evento em cada categoria, assim como o melhor diretor, melhor roteiro, melhor figurino, trilha sonora, dentre outras modalidades.  

Do total de filmes inscritos, foram selecionados para concorrer ao troféu: cinco longas-metragens de ficção e documentário; cinco curtas-metragens de ficção; cinco curtas-metragens de animação e cinco curtas-metragens de documentários. As produções serão analisadas por uma equipe técnica além do júri popular. 

Devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, será utilizada apenas 60% da capacidade dos teatros Maria Bonita e Cidade Cenográfica. Além disso, poltronas serão isoladas para proporcionar o distanciamento social necessário, com a disponibilização de álcool em gel e uso obrigatório de máscara nas dependências dos teatros.  

Oficinas 

Para participar das oficinas, os interessados devem entrar em contato com a organização do evento através do WhatsApp: (89) 99425-9417. Serão disponibilizadas apenas 20 vagas por oficina. 

O 16º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões é uma realização da Escalet Produções Cinematográficas, Secretaria de Cultura de Estado do Piauí/Secult, Governo do Estado do Piauí, por meio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura/SIEC. 

Fonte: Virgiane Passos

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: