Arte e Cultura

CANTORIA E HISTÓRIAS

Festival da Cruviana recebe dupla de repentistas com 30 anos de estrada

Os artistas sobem pela primeira vez no palco do evento, levando na bagagem muitas histórias para contar

Terça - 18/11/2025 às 13:03



Foto: Dupla de repetista se apresenta no Festival da Cruviana
Dupla de repetista se apresenta no Festival da Cruviana

O Festival da Cruviana, que promove a integração entre a zona urbana e rural de Teresina, apresenta uma atração especial em sua programação: a dupla de repentistas Raimundo Fernandes e Antonio Raimundo. Com três décadas de experiência na arte da cantoria, os artistas sobem pela primeira vez no palco do festival no dia 21, a partir das 18h30, trazendo na bagagem muitas histórias para contar.

Raimundo Fernandes, entusiasmado com a participação no evento, já compôs um repente especialmente para a ocasião: "Festival da Cruviana, chamou-me bem atenção. Bairro é Camiba Velha, eu conheço a região...". Em seus versos, o poeta celebra a iniciativa e destaca a importância de trazer ações culturais para a zona rural. 

A dupla possui vasta experiência em apresentações, tendo se apresentado em diversas comunidades, na UFPI, na Feira da Agricultura Familiar e em vários festivais de cordel. "Temos muitas histórias para contar no mundo da cantoria", afirma Raimundo Fernandes, que considera o festival uma inovação importante no cenário cultural da região.

O evento, idealizado pela economista Teresinha Ferreira, é gratuito e tem como objetivo central integrar a zona urbana com a zona rural, valorizando os artistas locais e a rica cultura do estado. Realizado com recursos captados junto ao Armazém Paraíba através da Lei de Incentivo à Cultura e do SIEC (Sistema Estadual de Cultura), o festival se constitui como uma imersão na música, na gastronomia e no folclore piauiense.

A apresentação dos repentistas representa exatamente esse elo entre tradição e comunidade que o festival pretende fortalecer, levando ao público uma autêntica manifestação da cultura popular nordestina. O repente, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan em 2021, é uma manifestação artística de profunda importância para a identidade nordestina, sendo uma "poesia viva" onde os cantadores improvisam versos ao som da viola, fundamentados na métrica, rima e oração.

Teresina consolida-se como uma capital que valoriza essa tradição ao sediar grandes eventos, como o Festival de Violeiros do Norte e Nordeste, que chega à sua 50ª edição e é considerado o maior espetáculo de repente do Brasil, reunindo anualmente centenas de repentistas e atraindo pesquisadores do mundo todo.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: