Em uma noite histórica para o cinema brasileiro, a atriz Fernanda Torres conquistou o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama, tornando-se a primeira brasileira a receber o prêmio. A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (6), em Los Angeles, Estados Unidos. Fernanda foi reconhecida por sua atuação no longa Ainda Estou Aqui, no qual interpreta Eunice Paiva, a viúva do deputado federal Rubens Paiva, assassinado pela ditadura militar em 1971.
Com uma disputa acirrada contra estrelas internacionais como Nicole Kidman, Angelina Jolie, Tilda Swinton, Pamela Anderson e Kate Winslet, Fernanda levou o troféu em uma das categorias mais prestigiadas da premiação. Ao receber o prêmio, a atriz fez um emocionado discurso de agradecimento, dedicando o troféu à sua mãe, Fernanda Montenegro, que, há 25 anos, havia sido indicada à mesma categoria no Globo de Ouro pela atuação em Central do Brasil, mas, infelizmente, não ganhou o prêmio.
"E, é claro, quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia, ela estava aqui há 25 anos, e isso é uma prova que a arte dura na vida, até durante momentos difíceis pelos quais a Eunice Paiva passou e com tanto problema hoje em dia no mundo, tanto medo. Esse é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos como esses. Então, para a minha mãe, para a minha família, para o Andrucha, para o Selton, meus filhos. E para todos, muito obrigada ao Globo de Ouro, Michael Parker, Mara, tantas pessoas. Muito obrigada!", finalizou a atriz.
O filme Ainda Estou Aqui marca uma nova fase para o cinema brasileiro, dirigido por Walter Salles, o mesmo cineasta por trás de Central do Brasil, que também conquistou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em 1999. Neste ano, a categoria de Melhor Filme Estrangeiro do Globo de Ouro foi concedido ao drama francês Emilia Pérez.
Fonte: Agência Brasil