O deputado estadual Fábio Novo participou, nesta terça-feira (18), da entrega do novo Memorial Esperança Garcia, totalmente revitalizado após receber mais de R$ 1,6 milhão em investimentos do Governo Federal, por meio da Lei Aldir Blanc, e do Governo do Estado, através do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (Siec). A cerimônia contou com a presença do secretário de Cultura do Piauí, Rodrigo Amorim, e do secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares.
O espaço, agora equipado com auditório, salas climatizadas, palco coberto e restauração completa da estrutura, foi entregue simbolicamente nesta Semana da Consciência Negra, em homenagem à luta e ao legado de Esperança Garcia, figura histórica da resistência negra no Piauí. Durante o evento, Fábio Novo destacou a importância da obra para a valorização da memória e da cultura negra.
“Hoje celebramos conquistas importantes para a nossa cultura. Entregar o Memorial Esperança Garcia totalmente revitalizado, justamente na Semana da Consciência Negra, é reafirmar nosso compromisso com a memória, com a história e com a luta do povo negro no Piauí. Estamos fortalecendo equipamentos culturais, ampliando acesso e garantindo que nossa identidade seja preservada e valorizada. Agradeço ao Governo do Estado e ao Ministério da Cultura, representados aqui pelo secretário Rodrigo Amorim e pelo secretário-executivo Márcio Tavares”, afirmou.
Durante a agenda, o deputado também visitou as obras de reforma e revitalização da Biblioteca Cromwell de Carvalho, a maior do estado, que será entregue em março. O espaço está passando por modernização estrutural e de ambientes de estudo, pesquisa e preservação do acervo.
O parlamentar também acompanhou o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, na entrega do selo “É Artesanal, tem na Central”, no Espaço do Artesão da Central Mestre Dezinho. A certificação, promovida pela Sudarpi, reconhece e valoriza lojistas que comercializam artesanato piauiense autêntico, garantindo que os produtos expostos são feitos por artesãos locais e seguem critérios de identidade cultural e sustentabilidade.

Fonte: Assessoria do parlamentar