Arte e Cultura

CULTURA

Estação Ferroviária de Teresina recebe programação cultural no Dia do Patrimônio

Das primeiras horas da manhã até a tarde, o espaço histórico é ocupado por apresentações musicais, palestras, feira criativa e exposições

Da Redação

Domingo - 17/08/2025 às 11:20



Foto: Estação Ferroviária de Teresina recebe programação especial no Dia do Patrimônio
Estação Ferroviária de Teresina recebe programação especial no Dia do Patrimônio


A Estação Ferroviária de Teresina, na Avenida Miguel Rosa, abriu as portas neste domingo (17) para uma programação cultural especial em celebração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural. O evento faz parte do projeto Ocupa Estação, promovido pelo Iphan no Piauí em parceria com órgãos estaduais e entidades ligadas à preservação do patrimônio.

Das primeiras horas da manhã até a tarde, o espaço histórico é ocupado por apresentações musicais, palestras, feira criativa e exposição de artesanato.

Um patrimônio vivo

Para a presidente do Iphan, Teresina Ferreira, a estação é um símbolo da preservação da memória da cidade. “Estamos hoje aqui comemorando o Dia Nacional do Patrimônio Cultural com economia criativa, palestras sobre educação patrimonial e atividades artísticas e culturais. Convido todos a conhecerem este espaço, que é um patrimônio de toda a população de Teresina”, afirmou.

O prédio, tombado e restaurado recentemente, tornou-se palco para artistas locais e também um ponto de encontro entre a comunidade e sua própria história.

Valorização do centro histórico

O deputado estadual Fábio Novo participou das atividades e ressaltou a importância de ocupar os espaços culturais da cidade. “Hoje começamos cedo, com passeio de trem, caminhada pelo centro, apresentações no Teatro 4 de Setembro e feira na Praça Pedro II. Agora, aqui na estação, temos palestras e uma feira criativa. Tudo isso dá vida ao nosso centro histórico. Viva o patrimônio!”, disse.

O secretário de Cultura do Piauí, Rodrigo Amorim, também comentou sobre o dia especial: “Com tantas atividades em relação ao aniversário de Teresina, ocupamos todo o centro. Aqui na estação, especialmente, temos música ao vivo, artesanato, feirinha, palestras e oficinas. Foi um domingo diferente, para a população aproveitar o seu aniversário no coração da cidade”, afirmou.

Um espaço restaurado

Já o presidente da Companhia Ferroviária de Logística do Piauí, Wilson Martins, destacou o valor arquitetônico do prédio.
“Esse é um dos mais belos edifícios do estado, recuperado pelo Iphan sem perder suas características originais. É motivo de orgulho ver o espaço ocupado com exposições, música e artesanato, mostrando a força da cultura piauiense”, pontuou.

Economia criativa em destaque

Na feira, o público encontrou peças de artesanato e moda sustentável. A designer Rebeca Maia, da marca Stardash, celebrou a oportunidade: “É muito legal participar da Feira Xique-Xique aqui na estação. Precisamos ocupar os espaços da cidade com conteúdos que dialoguem com a população”, afirmou.

A artesã Helena Martins, da Águia Criações, também comemorou a participação: “É maravilhoso estar aqui, conhecer novas pessoas e apresentar nossas produções. Trabalhamos com tecidos e materiais impermeáveis para dar mais durabilidade às peças”, explicou.

Com música, arte e economia criativa, o evento reforçou a importância de aproximar a população do patrimônio cultural, valorizando o espaço restaurado e incentivando a preservação da memória da cidade.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: