Arte e Cultura

MÚSICA

​Coletivo feminino do audiovisual piauiense lança videoclipe voltado às mulheres LGBTQIA+

O videoclipe será lançado neste sábado (24), no Palácio da Música. A entrada é 1 kg de ração

Da Redação

Sexta - 23/08/2024 às 14:39



Foto: Divulgação O projeto busca conscientizar o público sobre as questões pertinentes à comunidade LGBTQIAPN+
O projeto busca conscientizar o público sobre as questões pertinentes à comunidade LGBTQIAPN+

É comum no mercado audiovisual, em todo o mundo, a presença majoritária de profissionais homens nas mais diversas produções do setor. Indo na contramão dessa evidência, um coletivo de mulheres produtoras no Piauí se reuniu para realizar um projeto que, a princípio, se mostrou desafiador: dar visibilidade às mais variadas maneiras de ser mulher em um produto audiovisual. A ideia surgiu e foi concretizada na produção do videoclipe da música “Pertencer”, da Banda Acácias, que será exibido no próximo sábado (24), no Palácio da Música, às 19h30, durante lançamento do novo show “Portátil” da banda piauiense.

A música “Pertencer” por si só é uma mistura de experiências sensoriais e emotivas a qualquer pessoa, especialmente às mulheres que não se sentem pertencentes ao padrão social do ser feminino. Foi buscando traduzir essas sensações e materializar essas mulheres, que o projeto do clipe surgiu. A jornalista e produtora audiovisual, Fernanda Ito Ota, diretora do projeto, contou que sempre admirou o trabalho da Banda Acácias e enxergava no grupo um grande potencial à espera de uma oportunidade.

“A escolha da música "Pertencer" não foi aleatória. Desde a primeira vez que escutei essa canção, já gostei. É uma música de um significado muito forte e que queremos que represente e acolha as mulheres LGBT. Enquanto mulher e jornalista, sinto necessário o debate, informação e o compartilhamento desse sentimento que perpassa muitas de nós, não apenas consumidoras, mas também produtoras de discursos”, conta Fernanda Ito Ota. 

A diretora afirma ainda que o videoclipe é um produto dirigido, produzido, filmado e editado com a maioria de participação feminina, colocando as mulheres como protagonistas em meio a um setor majoritariamente masculino.

A diretora de fotografia, Priscila Guedes, contou também um pouco da experiência de dirigir pessoas reais no cotidiano das relações dessas mulheres.

 “É um projeto que toca a gente. Além da parte profissional, eu sou uma mulher lésbica e me sinto muito identificada quando a gente dirige essas pessoas. Conhecer a Banda Acácias, conhecer toda essa equipe maravilhosa está sendo um processo que tá me tocando muito. Tá sendo uma alegria viver tudo isso”.

Além de fortalecer o cenário musical piauiense, o projeto também busca conscientizar o público sobre as questões pertinentes à comunidade LGBTQIAPN+, dando visibilidade às mulheres lésbicas, bissexuais e transsexuais que irão atuar no videoclipe, como também valorizar espaços da capital Teresina que foram utilizadas como cenário para as filmagens. 

Para a cantora, compositora da música e vocalista da Banda Acácias, Aívlis Amorim, essa música é muito importante na sua trajetória e representa muito em sua vida profissional e pessoal. 

“Gravar esse clipe com as meninas foi incrível, por vários motivos. Vocês podem esperar muita emoção, muita reflexão também, e muita representatividade”.


A entrada para o evento será 1 kg de ração. Todas as doações serão destinadas para a Casa Pet. Após o lançamento, o videoclipe ficará disponível no canal da Banda Acácias no Youtube

O projeto foi patrocinado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí que executou a lei no estado.


Ficha Técnica:
Música: Pertencer – Banda Acácias (Aivlis Amorim, Amadeu Alencar, Cássio Carvalho e João Bramdim)
Compositora/Intérprete: Aivlis Amorim
Direção/Produção/Roteiro: Fernanda Ito Ota
Direção de Fotografia/Edição: Priscila Guedes
Produção/Assessoria de Imprensa/Social Media: Marisa Oliveira
Filmmaker: André Mota
Assistente de Produção: Naylane Soares. Fátima Peixoto e Valbia Oliveira.
Assistente de Câmera/Iluminação: Antônio Tavares
Intérprete de Libras: Renata Gonçalves
Motoristas: Jairo Sousa, Rodrigo Alvarenga e Marcelo Santos.
Personagens: Ana Caroline da Silva, Fernanda Ito Ota, Isa Trindade, Luna Andrade, Priscylla Farias, Priscylla Rodrigues e Vitória Luna.
Figurantes: Breno Sousa, Eduardo Galvão, Mariana Moreira, Mario Ribeiro, Marisa Oliveira, Nara Amorim, Sandy Farias e Wollia Vitorino.


Texto: Marisa Oliveira

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: