O projeto “Cinema ao Alcance de Todo Piauiense” está oferecendo cursos de audiovisual em dez municípios do Piauí, com o intuito de expandir o acesso à educação nesse setor.
A ação começou nas cidades de Marcos Parente e Uruçuí, e seguirá para Santo Antônio dos Milagres, Lagoinha do Piauí, São Francisco do Piauí, Floresta do Piauí, Miguel Leão, Santo Inácio do Piauí, São Luís do Piauí e Olho D’Água do Piauí.
Os cursos abordam temas como operação de câmera e drone, edição de som e imagem, produção cinematográfica, roteiro e direção. As aulas serão conduzidas por profissionais da área, com foco em jovens em situação de vulnerabilidade social, proporcionando uma formação prática para inserção no mercado de trabalho.
De acordo com Rafael Oliveira, um dos responsáveis pelo projeto, "A proposta busca incluir os jovens, principalmente os mais vulneráveis, no universo audiovisual, que está crescendo no Brasil. O objetivo é oferecer novas oportunidades, como trabalho como fotógrafo, videomaker, designer gráfico, diretor de arte, ou mesmo com som, iluminação e drone."
Ao final do curso, os participantes receberão certificados, validando as competências adquiridas e abrindo novas oportunidades profissionais.
A secretária de Estado da Cultura, Ingrid Persi, destacou que “essa ação reforça o compromisso de levar cultura e oportunidades a todas as regiões do Piauí, provando como o cinema é uma excelente ferramenta de transformação social e inclusão.”
O projeto tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult) e do Governo do Estado, sendo realizado pelo Ministério da Cultura e pelo governo federal através da Lei Paulo Gustavo, com a execução da Agência R Marketing e Publicidade.