Arte e Cultura

ENTREVISTA

Biografia "Estou quase pronto" desvenda a vida do poeta Miró da Muribeca

A publicação traz a história do poeta recifense, conhecido por suas grandes performances e por construir uma carreira vivendo da poesia

Sexta - 05/12/2025 às 17:22



Foto: O título do livro,
O título do livro, "Estou quase pronto", é inspirado em um poema inédito de Miró

Uma nova biografia joga luz sobre a vida e a obra de um dos poetas mais singulares da cena cultural brasileira. Intitulado "Estou quase pronto", o livro sobre Miró da Muribeca foi escrito pelo professor e escritor Welliton de Melo e publicado pela CEPE Editora. A obra foi tema de uma entrevista recente no podcast Simbora Quest, comandado por Wellington Soares, onde o autor detalhou o minucioso trabalho de pesquisa que durou cerca de cinco anos.

Miró da Muribeca, poeta recifense que morreu em 2022, era conhecido por suas grandes performances e por construir uma carreira vivendo exclusivamente da poesia. "De 85 até o último dia, todo o trabalho dele foi basicamente viver de poesia. Ele constrói uma poética muito singular", explicou Welliton de Melo durante a conversa. O biógrafo ressaltou que a intenção foi ir além da imagem pública do performer. "Eu não queria fazer simplesmente uma biografia que fosse só essa representação daquele Miró público. Eu queria trabalhar com as várias dimensões", afirmou.

O título do livro, "Estou quase pronto", é inspirado em um poema inédito de Miró. Welliton de Melo vê na frase uma profunda subversão. "Tem aquela frase 'estou pronto', com um significado relacionado à morte. 'Estou quase pronto' acaba sendo uma subversão. No poema, ele diz 'quase pronto para um novo dia'... essa coisa de você está sempre em construção", interpretou o autor. A estrutura da biografia também é inovadora, organizada como uma viagem de ônibus, com capítulos que representam paradas e intercalam a narrativa cronológica da vida do poeta com o período contemporâneo de luta contra a doença.



Uma das grandes revelações da biografia, fruto de uma investigação quase policial do autor, foi a confirmação da existência de um filho que Miró não via há 35 anos. "Em 2020 eu tinha ouvido um boato. Quando comecei as entrevistas, perguntei: 'Você tem filho?' Ele confirmou", contou Welliton. A pista decisiva veio de uma foto encontrada no acervo de uma ex-namorada de Miró, mostrando o poeta ao lado de uma criança. Após um apelo nas redes sociais, o biógrafo conseguiu localizar o filho. "Virei um detetive particular. Eu não imaginava que uma biografia fosse me transformar num detetive", brincou. O desfecho desse reencontro, no entanto, ele prefere guardar para os leitores do livro.

Além de traçar a trajetória artística, desde as influências literárias até a consolidação de sua voz única, a biografia também aborda sem rodeios as lutas pessoais do poeta, incluindo sua batalha contra o alcoolismo. O livro, que teve sua primeira tiragem de dois mil exemplares, está disponível para venda no site da CEPE Editora e em breve deve retornar ao catálogo da Amazon, após esgotar os primeiros lotes. Ao final da entrevista, Welliton de Melo faz o convite: "Eu convido a todos para entrar nesse ônibus, pra passear nesse ônibus com Miró".

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: