EVENTO

Arte da Palavra ganha nova versão e circula com programação online

Projeto do Sesc de incentivo à literatura brasileira contará com a produção de 40 artistas de diversas regiões


Projeto Arte da Palavra

Projeto Arte da Palavra Foto: Sesc Paraná

O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras chega à 4ª edição com uma versão inédita. Por conta das mudanças provocadas pela pandemia do novo coronavírus, o projeto contará com uma programação online, reunindo performances artísticas e oficinas de criação.

O maior circuito literário do país terá a participação de representantes de 24 estados de todas as regiões. Serão 40 escritores, poetas, rappers, slammers, contadores de histórias e outros artistas da palavra, em apresentações virtuais gratuitas. O público pode conferir a iniciativa a partir do dia 1° de setembro pelo Facebook www.facebook.com/artedapalavrasesc.

Para o analista de Cultura do Sesc, Henrique Rodrigues, o projeto evidencia a produção literária nacional com uma programação diversificada e representa uma importante oportunidade de valorização dos profissionais da área em um momento de forte impacto nas atividades culturais.

"A seleção de artistas para o Arte da Palavra é realizada em curadoria coletiva, com representantes do Sesc de todo o país, de modo a contemplar todas as diversidades possíveis, seja de gênero, geográfica, étnica, etária e estética. Desse modo, o projeto acaba se tornando um retrato da pluralidade literária do Brasil. Esse ano não será possível percorrer as cidades, mas queremos reproduzir o formato presencial das edições anteriores nas plataformas digitais", garante Henrique.

Apostando na diversidade nacional, o circuito traz nomes relevantes como o ambientalista e escritor mineiro Ailton Krenak, considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro; Mailson Furtado, poeta cearense, vencedor do Jabuti de Livro do Ano e Poesia, com seu livro de estreia escrito a mão; Claudia Lage, escritora e roteirista; Carlos Eduardo Pereira, que usou sua experiência como cadeirante para escrever o elogiado "Entre os Dentes"; Aline Bei, poeta paulistana que conquistou o público com "O Peso de Pássaro Morto"; o cordelista Daniel Gonçalves da Silva, neto de Patativa do Assaré, entre muitos outros participantes.

O Arte da Palavra realiza três circuitos: autores, criação literária e oralidades. O primeiro reúne duplas de escritores de localidades distintas para troca de experiências e ideias com o público sobre temas comuns às suas obras. O circuito de oralidades tem como foco expressões verbais da palavra, como narração de histórias, saraus, performances, slams e repentes. Já a criação literária oferece oficinas com variados temas, como incentivo à prática do exercício das manifestações artísticas. A programação segue no ar até dezembro.

Ao promover o intercâmbio de artistas e o incentivo à leitura, o Arte da Palavra alcança toda a cadeia da literatura, valorizando as diversas formas de produção e fruição literária. Confira abaixo os selecionados para a edição 2020.

Circuito de Oralidades: 

Daniel Gonçalves da Silva - CE (Cordel)

Débora Arruda - SE (Sarau)

Gelson Bini - SC (Palestra-Show)

Jairo Klein - RS (Espetáculo)

Laura Conceição - MG (Sarau)

Linete Matias - AL (Narração)

Nara Kelly - RN (Narração) 

Sandro Sussuarana - BA (Sarau) 

Tapetes Contadores de Histórias - RJ (Narração)

 

Circuito de Autores: 

Aline Bei - SP / Isadora Salazar - PA

Cristiano Baldi - RS / Carlos Eduardo Pereira - RJ

Helder Hérik - PE / Thais Guimarães - MG

Itamar Vieira - BA / Ailton Krenak - MG

José Rezende Jr. / Bruno Azevedo - MA

Mailson Furtado - CE / Wesley Peres - GO

Rogério Pereira - PR

Miriam Alves - SP / Taylane Cruz - SE

Patrícia Galelli - SC / Fabio Quil - MS

Sara Albuquerque - AL / Thiago Ramos - TO

Circuito de Criação Literária:

Cláudia Gonçalves - RS (Mini-Livros)

Claudia Lage - RJ (Roteiro)

Bruno Ribeiro - PB (Prosa)

Elimacuxi - RR (Escrita Criativa)

Keydson Costa - PA (Contos Africanos)

Luiza de Souza - RN (Ilustração)

Marcia Evelim (PI) (Literatura Infantil e Narração)

Rhafael Porto Ribeiro - RR (HQ e Mangá)

Rosângela Hilário - RO (Reconto)

Thiago Tizzot - PR (Literatura Fantástica)

Ticiane Simões - AL (Slam)

Wilson Coêlho - ES (Escrita Criativa)

Fonte: ascom Sesc

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: