A banda Alma Roots se apresenta no Festival Cruviana no dia 22 de novembro, a partir das 19h, levando o autêntico reggae piauiense para o público. Com mais de uma década de estrada, o grupo se consolidou como uma das principais forças musicais alternativas do estado e representa exatamente a proposta do festival: valorizar a cena local e levar a produção cultural piauiense para a zona rural.
O vocalista da Banda, Nildo Viana, enfatiza a importância de eventos que fortaleçam a identidade cultural do Piauí. "A gente precisa urgentemente que o Piauí aprenda a se amar mais como território, se amar mais como cultura", reflete. Para ele, festivais com essa concepção prestam um serviço estrutural para o estado, criando sentido de pertencimento e patriotismo local.
O Alma Roots tem uma trajetória marcada por ações sociais e produções que vão além da música. O grupo foi um dos fundadores do Circuito Nacional de Reggae, maior festival alternativo do Piauí, que traz para o estado atrações internacionais. Ao longo dos anos, a banda desenvolveu trabalhos com clipes, produções de disco e parcerias com artistas nacionais e internacionais.
Um dos projetos recentes mais significativos da banda é a música gravada com Carlton Wilson, jamaicano que é um grande nome do reggae mundial. A produção tem um marco histórico: é a primeira música do Piauí a ser mixada pelo mesmo estúdio de Bob Marley, a Tuff Gong da Jamaica, uma conquista inédita para o estado.
Sobre a apresentação no Festival Cruvena, Nildo Viana adianta que o público pode esperar. "Vamos levar muita energia positiva, muito sentimento de verdade, um show muito intenso". A banda promete equilibrar as mensagens fortes que caracterizam suas letras com clássicos que mexem com a memória afetiva do público, criando uma experiência que abraça diferentes gerações. O show representa a convergência entre a tradição do reggae piauiense e as inovações que mantêm o movimento vivo e relevante até hoje.