Arte e Cultura

Adolescente de Pio IX (PI) se encanta por poesia e planeja lançar livro

Veja o seu depoimento

Redação

Quarta - 17/03/2021 às 13:16



Foto: Ascom Pio IX
Pio IX

Me chamo Vítor Alencar Gonçalves, tenho apenas 14 anos. Moro no sertão nordestino, na cidade de Pio IX, no Piauí. Minha mãe sempre gostou de ler para mim, acho que isso me deixou mais íntimo com os livros.
Desde pequeno, no máximo uns 8 anos, eu já sabia rimar e me expressar muito bem, mas eu não sabia que isso era um dom de um poeta. Lembro-me que aos 8 anos, eu criei uma música chamada; "Sabiá da laranjeira" ("Sabiá da laranjeira/Canta, canta sábia/Sabiá da laranjeira canta, canta a vida inteira/Canta, canta sabiá". A criação de uma música para uma criança da minha idade era um prêmio. Desde então possuo essa conexão com a poesia, que já existia antes, mas fortalecida cada vez mais.
Em todos os trabalhos de arte na minha escola, eu nunca opto por desenhos e sim sempre opto por poesias, que é a minha grande paixão.

O artista, nessa pandemia, deu "asas" às nossas "casas".

Porto das Barcas ganha museu que homenageia um dos maiores dramaturgos do país

Paixão de Cristo de Floriano será exibida ao vivo pelo Youtube


Sim, eu acredito no poder da leitura, pois sou uma pessoa muito apaixonada por livros e desde então possuo muitos talentos envolvendo a escrita, modéstia à parte. De vez em quando crio historinhas de conto de fadas, para minha mãe, também estou criando um livro de comédia, chamado; "Vai que dá, oxe!", amo fazer gibis também. Hoje tenho 40 poesias acumuladas em uma pasta azul, na gaveta de minha cômoda. Pretendo criar muito mais para poder lançar um livro. Nunca desisti de meus sonhos, tem um trecho de uma poesia minha que diz; "Quanto maior o sonho/ Maior é a chance de alcançarmos as nuvens" e esse é o meu lema de vida.
Não sei de quem herdei essa habilidade, só sei que sou apaixonado por ela, pois elas são a minha base de sustento psicológico.

Sempre fui o leitor destaque da minha sala. Sempre participo das celebrações a leitura, da minha escola chamada; Unidade Escolar Francisco Suassuna de Melo. A nossa última celebração teve a visita da poeta Socorro Pinho, que também mora em Pio IX, no Piauí. Além dela ser nordestina como eu, ela é uma grande poeta. Me inspiro muito nela na hora de fazer minhas poesias. Me inspiro em todos que eu amo; minha mãe, minha professora Edilane e etc.

Fonte: Ascom Vitor

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: