EVENTO

Abertas inscrições para o XVII Salão de Arte Santeira do Piauí

As inscrições iniciaram nessa segunda (13) e seguem até o dia 30 de setembro


Arte santeira

Arte santeira Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), lançou o edital de chamamento público para as inscrições do XVII Salão de Arte Santeira. Com o objetivo de dar oportunidade e visibilidade também aos artesãos de outros estados, o evento irá promover o I Salão Nacional De Arte Santeira. As inscrições iniciaram nessa segunda (13), e seguem até o dia 30 de setembro.

O Salão de Arte Santeira faz parte do calendário cultural do Piauí, que neste ano terá como homenageado o Mestre Araújo, artesão nascido em 1952, natural do município de Domingos Mourão. Mestre Araújo começou a esculpir sua obra aos nove anos de idade, em sua cidade natal, incentivado pelo seu tio, Mestre Expedito, que o levou para perto de Mestre Dezinho para ajudá-los na construção das portas da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Vermelha, em Teresina. Atualmente, Mestre Araújo mora em Pedro II e tem suas obras expostas em diversos países, como Alemanha, Itália, Espanha, França, Portugal, dentre outros.

O XVII Salão de Arte Santeira e o I Salão Nacional De Arte Santeira serão realizados de 18 de novembro a 6 de dezembro, na Central de Artesanato Mestre Dezinho. O evento tem como objetivo valorizar a arte, cultura, dar visibilidade, impulsionar a comercialização e divulgação dos artesãos. Dentre as atividades produzidas no Piauí, a arte santeira é a que mais se destaca, não só pela sua beleza, mas pelo seu acabamento e premiações fora do estado. As peças inscritas ficarão expostas para comercialização durante os dias de evento. Para fins de participação serão adotadas as seguintes modalidades: Esculturas em Madeira, Entalhe em Madeira e Artes Visuais em superfícies planas.

“O Salão de Arte Santeira deste ano terá como homenageado o Mestre Araújo, que é um dos baluartes do artesanato. O evento irá premiar três categorias, e a grande novidade deste ano será o I Salão Nacional de Arte Santeira, no qual teremos expostas as peças de artesãos de todo o Brasil, o que será o momento único para o Piauí, pois vamos inaugurar uma nova etapa, valorizando ainda mais aquilo que há de mais belo do artesanato piauiense e agora do brasileiro”, afirma o superintendente de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense, Jordão Costa.

O edital está disponível no site www.artesanatopiauiense.pi.gov.br e os interessados poderão se inscrever por meio do e-mail: edital.sudarpi@gmail.com.

O XVII Salão de Arte Santeira e o I Salão Nacional De Arte Santeira são realizados pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), com recursos do Siec e patrocínio do Paraíba.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: