CONCURSO ALEPI

Alepi realiza o primeiro concurso com vaga para tradutor e intérprete de Libras

As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de dezembro


Franzé Silva

Franzé Silva Foto: Divulgação

Teresina (PI) - Pela primeira vez no Piauí, um concurso público vai contemplar vaga para o cargo de tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O concurso público da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), previsto para ocorrer dia 14 de janeiro de 2024, abriu a vaga.

Criado pela Lei Nº 8.179/2023, que instituiu o Plano de Cargos, Carreiras e Salários do quadro de servidores da Alepi, o requisito para investidura é ter bacharelado em Letras-Libras ou licenciatura em Letras, com pós-graduação na área.

O presidente da Assembleia, deputado estadual Franzé Silva (PT), destaca a necessidade de se incluir, nos órgãos públicos e no setor privado, os profissionais de Libras, e que o cargo foi criado após diálogo com entidades representantes da comunidade surda.

“Essa demanda chegou ao nosso mandato através da Associação de Profissionais Tradutores e Intérpretes de Línguas de Sinais e assumimos o compromisso de defender a comunidade surda no Piauí, com ações efetivas, que possibilitem sua inclusão social”, pontua Franzé.

“O cargo de tradutor e intérprete de Libras vai fortalecer nossa política de inclusão, possibilitando um acolhimento especial a essas pessoas na Assembleia Legislativa do Piauí. Essa e outras medidas que estamos implementando toram a Alepi mais inclusiva”, observa.

O presidente da Assembleia Legislativa é também autor do Projeto de Lei Nº 67, que cria o cargo efetivo de tradutor e intérprete de Libras no âmbito da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Piauí (Seid).

As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de dezembro, no link www.al.pi.leg.br/concurso-2023, que disponibiliza o edital para download e outras informações sobre o certame.

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: