Era Digital: Saiba o que fazer quando a TV está fora do ar

Especialistas explicam o passo a passo para identificar e resolver a falta de sinal


Televisão

Televisão Foto: Metrópoles

O ano começou com a TV digital disponível em 100% das capitais brasileiras. Já são mais de quatro mil cidades adaptadas à tecnologia que, entre outros benefícios, traz mais qualidade de imagem e som à programação aberta. Isso significa que distorções ou chuviscos no vídeo serão cada vez mais raros.

Mas, para desfrutar desses recursos, é necessário checar se todos os equipamentos por trás do televisor estão funcionando adequadamente. Caso contrário, problemas de sinal poderão tirar a programação do ar bem na hora daquele lance importante do jogo de futebol no domingo, ou durante a transmissão do último capítulo da novela.

Na maioria das vezes, é necessário rever os equipamentos utilizados e a instalação da antena, já que o sinal digital é bastante estável. Por isso, confira abaixo as dicas de especialistas do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) para diagnosticar ou mesmo resolver o problema.

Observe a vizinhança

Averigue com os vizinhos da sua rua ou do condomínio onde reside e que assistam à TV Digital se também estão com o mesmo problema (perda de sinal).Essa parte é fundamental para entender se é um problema na região ou apenas em uma residência.

Confira os cabos e fios

Veja se o cabo coaxial (entre a antena e o televisor) está partido ou desconectado da antena. Procure descobrir ainda se o cabo da antena está conectado ao televisor na entrada correta. Isso pode ser confirmado no painel traseiro da TV. A entrada da antena é indicada por uma destas palavras: ANTENNA IN; VHF/UHF; RF IN.

Faça a busca de canais

Se não souber como realizar este procedimento, consulte o manual ou contate o fabricante do seu televisor. Sempre que a posição da antena for alterada, será necessário realizar a busca de canais no televisor. Caso não saiba como realizar este procedimento, contate o fabricante da sua TV.

Verifique a antena

Se com a antena interna estes procedimentos não funcionarem, o ideal é contatar um antenista de confiança para instalar uma antena externa e verificar novamente os pontos acima relacionados (conectores, cabos etc). Se for um condomínio, o ideal é que o síndico ou zelador contatem o antenista para verificar as condições da antena coletiva.

Fonte: Notícias ao Minuto

Próxima notícia

Dê sua opinião: