
Teresina vai sediar a primeira Cãorrida, com atletas e seus cães dividindo o mesmo percurso em um evento esportivo oficial. A ação acontece no dia 15 de novembro, na avenida Padre Humberto Pietrogrande, no bairro São Raimunzo, na Sudeste do capital, com início às 6h da manhã.
Os participantes terão três opções: correr 5 km com ou sem o cão, caminhar 2 km com o animal ou participar dos 500 metros especiais para cães de pessoas com deficiência. O evento é organizado pelo Núcleo de Operações com Cães da Segurança Pública e tem como objetivo criar um momento de integração entre tutores e animais.
A iniciativa é pioneira e une o mundo esportivo ao universo animal de forma organizada e acessível. Todos os inscritos garantem um kit completo com camiseta, número de peito, chip de tempo, medalha de participação e até uma bandana exclusiva para o cão. A inscrição é feita pela internet e, na hora de pegar o kit, basta doar 1 kg de ração. Idosos e pessoas com deficiência pagam meia-entrada.
Além de ser uma experiência nova para os participantes, a Cãorrida vai premiar os cinco melhores tempos nas categorias masculina e feminina. “Essa corrida simboliza o espírito de união, disciplina e superação que guia o trabalho das nossas forças de segurança. É também uma forma de aproximar a população do trabalho que realizamos diariamente, mostrando o lado humano dos nossos operadores e o papel fundamental dos cães policiais nas missões de combate ao crime e na preservação da vida”, explica o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP-PI e responsável pelo Núcleo de Operações com Cães (NOC).
Fonte: Governo do Estado