Teresina iniciou, na manhã desta terça-feira (18), a aplicação da vacina pediátrica em crianças entre cinco e 11 anos. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), aproximadamente, 91 mil crianças serão imunizadas nesta nova etapa, que atende inicialmente crianças com alguma comorbidade ou deficiência, cerca de 10% do total. A primeira vacina na capital foi aplicada no Marcus Barbosa Monte, 11 anos, na UBS Santa Isabel, zona Leste da cidade.
Hospital São Marcos cria whatsapp e amplia os canais de atendimento ao publico
Inicia hoje (17) agendamento para vacinar crianças contra a Covid-19 em Teresina
No Piauí nas ultimas 24 horas foram registrados 04 óbitos por Covid
Na ocasião, o prefeito Dr. Pessoa parabenizou o trabalho e organização dos servidores que estão à frente da campanha de imunização contra a Covid-19 em Teresina, que tem se destacado nacionalmente quanto à cobertura vacinal, e enfatizou a importância dos pais levarem seus filhos para receberem a vacina.
“Venham se vacinar. É uma vacina que já foi testada no mundo inteiro, então não tenham medo. A vacina às vezes pode causar uma dor no local da aplicação ou uma pequena febre, mas o corpo clínico da FMS está atento, até porque a criança depois que se vacina precisa ficar em observação. É seguro, venha se vacinar e traga seu filho”, disse Dr. Pessoa.
A vacinação de crianças está acontecendo via agendamento no site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br. Para realizar o cadastro é necessária a apresentação do CPF, Cartão do SUS e uma comprovação da comorbidade e/ou deficiência permanente. Os pais ou responsáveis devem estar presentes manifestando sua concordância com a vacinação.
“Já agendamos 4.400 vacinas, mas se recebermos um novo lote nos próximos dias iremos reabrir novamente o agendamento para que a gente possa pegar todas as crianças dessa faixa etária e, na próxima semana, conseguirmos iniciar a vacinação fora das crianças sem comorbidade seguindo a idade”, explicou Gilberto Albuquerque, presidente da FMS.
Até o momento, mais de 99% dos teresinenses já receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19, e quase 90% já está com o seu esquema vacinal completo. “Nosso índice está muito bom, a nossa estratégia é uma das melhores dentre todas as capitais do país. Vamos seguir nesse ritmo”, finalizou o presidente da FMS.
Fonte: Ascom PMT