Cidade

NOVA LEI

Teresina ganha política municipal para incentivar caminhada e corrida ao ar livre

Publicada no Diário Oficial do Município dessa quarta-feira (16), a medida tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas ao ar livre

Da Redação

Sábado - 19/07/2025 às 09:30



Foto: Divulgação/CCOM-PI 3ª corrida contra o Feminicídio em Teresina – 2024
3ª corrida contra o Feminicídio em Teresina – 2024

A Prefeitura de Teresina sancionou a Lei nº 6.235/2025, que cria a Política Municipal de Caminhada e Corrida. A medida, publicada no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (16), busca incentivar atividades físicas ao ar livre, melhorar a qualidade de vida da população e organizar o uso de espaços públicos para fins esportivos e recreativos.

A nova política é baseada em princípios como a promoção da saúde, o lazer ao ar livre, o acesso democrático aos espaços urbanos, a segurança dos praticantes e o fomento ao turismo esportivo.

Entre as ações previstas, o Poder Executivo definirá locais prioritários para caminhada e corrida, como parques, praças e áreas verdes. Também será possível organizar, de forma planejada, o uso de avenidas e ruas de grande fluxo em horários específicos, reduzindo o impacto no trânsito e garantindo ambientes mais seguros e com menor poluição sonora e ambiental.

A lei ainda autoriza o município a apoiar eventos esportivos, facilitando licenças, oferecendo apoio logístico e promovendo campanhas para estimular a participação de atletas amadores. Parcerias com a iniciativa privada e entidades esportivas também estão previstas para fortalecer a prática.

A legislação já está em vigor e será detalhada em decretos complementares, que vão definir os espaços e horários específicos para as atividades.

Fonte: Diário Oficial do Município

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: