
Após três meses de funcionamento teste da faixa de retenção para motociclistas no cruzamento da Avenida Frei Serafim com a Avenida Miguel Rosa, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) começa nesta semana a fazer a sinalização horizontal e vertical de mais dez faixas de retenção em várias áreas da cidade. O local é delimitado por sinalização horizontal e fica à frente dos demais veículos e visa garantir a segurança no trânsito, reduzindo os riscos de acidentes.
De acordo com o diretor de Trânsito e Sistema Viário da Strans, José Falcão, após a fase experimental foi comprovada a redução de colisões no local em que foi colocada a faixa de retenção, por isso novas faixas serão implantadas em outras áreas da cidade. "A medida tem a função de garantir prioridade aos motociclistas na abertura do sinal de trânsito, de forma que eles possam partir antes dos outros veículos quando o semáforo abrir. A faixa evita as ultrapassagens arriscadas envolvendo motos e carros”, disse o diretor de Trânsito da Strans, José Falcão.
Ele explica que terão faixas em cruzamentos das zonas Norte e Sul da cidade.” A partir da finalização da sinalização colocaremos agentes de trânsito no local nos primeiros dias para orientar os motociclistas”, acrescentou.
A faixa de retenção também permite mais conforto para os automóveis, uma vez que elimina a aglomeração de motos ao lado dos carros e a disputa pelo espaço. Consideradas um meio de transporte vulnerável, as motocicletas são os veículos que mais se envolvem em acidentes de trânsito.
Confira os locais onde serão instaladas novas faixas de retenção:
1 JOAQUIM RIBEIRO X MIGUEL ROSA
2 JOSÉ DOS SANTO E S X MIGUEL ROSA
2 JOAQUIM RIBEIRO X BARROSO
3 JOAQUIM RIBEIRO X 13 DE MAIO
4 JOAQUIM RIBEIRO X DAVID CALDAS
5 PETRÔNIO PORTELA X DUQUE DE CAXIAS
6 IVAN TITO X HENRY WALL
7 LUÍS PIRES CHAVES X HENRY WALL
8 ULISSES GUMARÃES X HENRY WALL
9 IVAN TITO X PREF WALL FERRAZ
10 ALAMEDA PARNAÍBA X RUI BARBOSA
Fonte: Strans