Cidade

FLORESTA FÓSSIL

"População e poder público precisam unir forças para preservar Floresta Fóssil", diz guia

O Parque Floresta Fóssil tem enfrentado descaso e poluição, com diversos trechos tomados por lixo e dejetos humano

Da Redação

Quinta - 04/07/2024 às 12:43



Foto: Reprodução Empresa responsável pela limpeza foi ao local após denúncias
Empresa responsável pela limpeza foi ao local após denúncias

Considerado patrimônio histórico e cultural, o Parque Ambiental Floresta Fóssil tem enfrentado um problema de descaso e poluição, com diversos trechos tomados por lixo e dejetos humanos. Além disso, tem sido usado como estacionamento privativo e ponto de desmanche de motos roubadas.

O parque Floresta Fóssil é um sítio paleontológico localizado às margens do Rio Poti, de grande importância por possuir vários troncos petrificados em posição de crescimento e por ser o único sítio paleontológico dentro de uma capital brasileira.

A denúncia foi apresentada ao Piauí Hoje.Com pelo guia de Turismo do Ministério do Turismo, Mauricio Chaves, uma espécie de guardião do Parque Floresta Fóssil, que afirmou que tem buscado expor a situação enfrentada pelo parque para que a população crie consciência do que está acontecendo no lugar e passe a cobrar as autoridades. Mauricio Chaves é o único que faz guiamento dentro da área do parque.

"A situação do parque hoje é bem complicada, porque a gente não tem infraestrutura nenhuma. Nós usamos o Centro de Educação Ambiental como base para os passeios na Floresta Fóssil. Eles, muito gentilmente, nos cederam um espaço, dando esse apoio para a gente estar realizando o nosso trabalho dentro do parque. Não é só mostrar as belezas de Teresina, mas também a importância que esse lugar tem para o mundo científico e cultural", afirma.

Além da falta de estrutura, o parque não tem segurança, o que colabora para o descarte ilegal de lixo. "Por que a Guarda Municipal não realiza a função para que ela foi criada, que é guardar o patrimônio? Há ausência do poder público e da Guarda Municipal ali dentro, dentro da Floresta Fóssil", diz Mauricio.

Após a denúncia do lixo ser publicada pela mídia piauiense, uma equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM), que trabalha no Parque da Cidade, foi deslocada para a Floresta Fóssil para dar início às operações de limpeza e coleta dos resíduos sólidos dentro do parque.

"Ontem mesmo já começaram as atividades e hoje pela manhã o pessoal da CTA, a empresa realmente responsável pela limpeza da área, já estava lá tomando de conta. Eu mesmo indiquei o caminho para eles irem fazer a limpeza na trilha", informou o guia.

Outro caso apresentado por Mauricio é que as pessoas que participam de eventos na área do Teresina Shopping estão usando a Floresta Fóssil como banheiro e depósito de lixo.

"Eles não têm a capacidade intelectual de saber que poderiam jogar o lixo em outro lugar. Fazem também as necessidades fisiológicas dentro da floresta fóssil. Eu interrompi duas meninas que iam fazer as necessidades fisiológicas dentro da floresta. Fui lá no estacionamento onde está tendo o evento, comuniquei à direção para que abrissem o portão, e eles prontamente atenderam para que o pessoal das barracas usassem o banheiro químico determinado para o espaço. Esses vendedores com certeza eles pagaram alguma taxa para estar com as barraquinhas deles ali. Só que não dão estrutura nenhuma para eles, e eles terminam por entrar na Floresta Fóssil para fazer as necessidades deles lá dentro", conta Mauricio.

O guia afirma que tem cobrado melhorias na estrutura e segurança do parque junto aos órgãos responsáveis, mas a população precisa se conscientizar e ajudar na preservação do lugar.

"Eu acho que deve ter uma reunião com todos os órgãos responsáveis, para que a gente possa estar alinhando o que deve ser feito para melhorar aquele lugar. Aquele lugar merece respeito", declara.

Ao Piauí Hoje.Com, a superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Piauí, que tem a missão de proteger e promover os bens culturais do estado, informou que enviou ofício à SEMAM, à Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (Saad) Leste e ao Ministério Público para que tomem as providências cabíveis ao caso.Parque Floresta Fóssil tem sido usado como estacionamento privativo e local de desmanche de motocicletas roubadas

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: