Cidade

PREVENÇÃO

Prefeitura e Governo discutirão prevenção para o período chuvoso de 2025 em Teresina

Monitoramento climático indica formação do La Niña, que intensificará período chuvoso no Nordeste

Da Redação

Terça - 09/07/2024 às 09:15



Foto: Reprodução Prefeitura de Teresina
Prefeitura de Teresina

Um grupo de instituições se reúne nesta terça-feira (9), no Salão Nobre do Palácio da Cidade de Teresina, para monitorar e trabalhar em um plano de mitigação contra os possíveis efeitos das chuvas previstas para 2025 na capital. Esta é a primeira de uma série de reuniões coordenadas pela Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação, pela Defesa Civil Municipal e pela Defesa Civil Estadual.

O monitoramento climático feito por organismos internacionais já indica a formação do fenômeno La Niña, que tem como principal característica a intensificação do período chuvoso para a região Nordeste. Diante deste cenário, o grupo deverá se debruçar sobre as informações já disponibilizadas e elaborar um plano de trabalho para que a cidade possa ser preparada e, assim, passar pelo período da melhor forma.

Teresina foi a décima capital brasileira a lançar o Plano de Ação Climática, documento que traz o diagnóstico do impacto da seca e chuva extremas na cidade com metas a serem atingidas a médio e longo prazos.

"Temos os diagnósticos e as previsões, e agora contamos com essa importante coalizão de forças para nos anteciparmos aos efeitos das mudanças climáticas em nossa capital", afirma Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação.

Além dos órgãos que lideram o trabalho, também foram convidados a compor o grupo a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas; Saads Norte, Leste, Sul, Centro, Sudeste I e Sudeste II; Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação; Fundação Municipal de Saúde; Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano; Secretaria Municipal de Governo; Empresa Teresinense de Processamento de Dados; Procuradoria Geral do Município; Corpo de Bombeiros; Instituto de Desenvolvimento do Piauí; Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Secretaria Estadual de Assistência Social; Serviço Geológico do Brasil; Ministério Público Estadual; Defensoria Pública da União; Defensoria Pública do Estado e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: