A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM), nesta segunda-feira (7), o isolamento do píer sobre o rio Poti, que foi afetado com a elevação da água em mais de seis metros em menos de 48 horas. A SEMAM faz o monitoramento e avaliou que existe a necessidade dessa medida.
Técnicos do setor de engenharia e a construtora responsável pela obra já foram até o local, na manhã desta segunda-feira, 7 de março, para vistoria e avaliar os danos provocados.
Algumas áreas do Parque da Criança também acumularam água. As chuvas final de semana tiveram um acumulado de mais de 100 ml.
Com relação a essa área, não existe problema, já que o piso é drenante e vai secar.
As águas do rio Poti, por exemplo, chegaram a 8,63 metros nesta segunda (7), após ter registrado um volume acumulado de 85 milímetros nas últimas 24 horas.
Com isso, o rio passou da cota de atenção para inundação, que é de oito metros. De acordo com o Serviço Geológico Nacional (CPRM), está previsto que nas próximas horas o rio Poti, em Teresina, chegue a 9,50 metros, superando a cota de alerta e ficando apenas 50 centímetros abaixo da cota de inundação.
Uma análise está sendo feita pela equipe de engenheiros da SEMAM e da empresa responsável para definir as ações que serão tomadas. “No momento, temos que aguardar a água baixar para realizar uma inspeção e saber se houve dano ou não à estrutura da escada de acesso. O píer está preservado”, afirma a construtora responsável.
Fonte: Prefeitura de Teresina