Cidade

Prefeito antecipa feriado do Aniversário de Teresina para sexta-feira (17/04)

A medida é mais uma alternativa para reforçar o isolamento social e evitar a proliferação do coronavírus

Alinny Maria

Quinta - 16/04/2020 às 11:07



Foto: Piauihoje.com Prefeito Firmino Filho
Prefeito Firmino Filho

Devido a pandemia do novo coronavírus, o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) resolveu antecipar o feriado do dia 16 de agosto em que é comemorado o Aniversário de Teresina. O feriado foi antecipado para esta sexta-feira (17/04) com base no projeto de lei  Nº82/20 que foi aprovado na terça-feira (14) na Câmara Municipal de Teresina.

De acordo com a Prefeitura de Teresina, a medida é mais uma alternativa para reforçar o isolamento social e evitar a proliferação do novo coronavírus na cidade. “Antecipar esse feriado é mais uma alternativa para que possamos manter as pessoas em casa", disse Firmino Filho.

 Já foi comprovado em levantamentos feitos em outros feriados que o percentual de isolamento se eleva e as pessoas ficam mais em casa quando há um feriado. Na Sexta-feira Santa, por exemplo, o índice de pessoas que permaneceu em casa ficou em 63%, em Teresina, segundo dados da startup InLocu. Já na segunda-feira (13) foi registrado o menor índice de isolamento social nas últimas duas semanas em Teresina, com 49%.

De acordo com o prefeito Firmino Filho, como existe subnotificação, mesmo pessoas assintomáticas podem estar contaminadas com a Covid-19 e podem ser transmissores da doença, daí a necessidade de fortalecer o isolamento. "Segundo o infectologista Carlos Henrique Nery Costa, estimativas apontam que, atualmente, apenas 20% dos infectados apresentam os sintomas e que, apesar de serem assintomáticos, eles continuam transmissores da doença, sem saber que estão doentes. Isso representa o principal obstáculo de controle da doença. Portanto, estamos lançando mão de toda e qualquer estratégia para garantir o isolamento social, pois todo esforço, por menor que seja, é altamente eficiente”, explica o prefeito.

Confira aqui o decreto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: