Cidade

Moradores de ocupação protestam na frente da Prefeitura de Teresina

Os manifestantes são moradores do assentamento Sapucarana e cobram regularização fundiária

Alinny Maria

Quinta, 01/06/2023 às 11:26



Foto: Cintia Lucas Manifestação dos moradores do assentamento Sapucarana
Manifestação dos moradores do assentamento Sapucarana

Moradores do assentamento Sapucarana, na zona rural de Teresina, realizaram uma manifestação na frente da sede da Prefeitura de Teresina na manhã desta quinta-feira (1º). O objetivo é lutar contra ordem de reintegração de posse que ameaça a permanência das famílias no local. Os manifestantes cobram regularização fundiária da área. 

De acordo com Josefa Francisca, diretora da FECOPI (Federação de Entidades Comunitárias do Piauí), 110 famílias moram no assentamento, que tem 135 hectares. Na semana passada, as famílias receberam a ordem de despejo.  

"O suposto dono do terreno insiste na desapropriação, está cercando a área. Sendo que ele nunca apareceu lá. Agora disse que vai cercar a terra para torná-la produtiva, mas ele só quer tirar a gente de lá", disse Josefa Francisca. 

Josefa Francisca / Foto: Cintia Lucas

Josefa disse ainda que após a manifestação na Prefeitura, o grupo de trabalhadores rurais seguirá para a Assembleia Legislativa, onde irão cobrar pela regularização fundiária. O objetivo é que a luta chegue até o Governo Federal.

"Nós somos de uma área de ocupação, onde foi feito um despejo. O pessoal está lá na área aguardando uma posição do município e estado sobre a desapropriação daquela terra. É uma área que não tinha nenhuma função social e nós viemos aqui para sensibilizar o município, para que junto com outros órgãos do Estado tornar aquela área de interesse social, para que as famílias possam permanecer lá com o objetivo de atuar na produção. São trabalhadores rurais que precisam daquelas terras", explica Josefa.

O secretário municipal de Governo da Prefeitura de Teresina, Michel Saldanha, recebeu os assentados e disse que vai tomar providências, inclusive fazer uma visita ao local. O secretário disse ainda que vai conversar com o Estado e Procuradoria Geral do Município para saber como pode ajudar os moradores nesta questão. 

Fonte: Flash de Cintia Lucas

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: