Com o agravamento da pandemia do novo coronavírus os impactos na economia são ainda maiores. O comércio lojista, por exemplo, já contabiliza uma série de prejuízos impactando diretamente na manutenção dos empregos e na circulação de renda no Estado. Neste momento de crise, o consumidor assume um papel fundamental: apoiar o comércio local, conforme explica o presidente do Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas/PI).
Prefeito assina decreto que libera comércio até sexta (16); lockdown no final de semana
Premiação ‘‘’Boas Práticas de Tarifa Social de Energia Elétrica’’ acontece hoje (13)
Morre a professora da Semec Luciana Mendes; a quinta vítima da Covid
Segundo Tertulino Passos, valorizar os empreendedores e negócios locais é essencial durante o período de quarentena, pois ao comprar na região o dinheiro continua circulando ajudando no fortalecimento do varejo e no desenvolvimento socioeconômico do estado e do país. “Nosso comércio possui uma diversidade de lojas dos mais variados segmentos, então não é preciso buscar produtos em outros estados. Além disso, com o comércio aquecido, novos estabelecimentos percebem a oportunidade de vender também”, defendeu o gestor.
De acordo com a categoria, o setor ainda não havia se recuperado dos prejuízos causados após seis meses de fechamento no ano anterior e as novas medidas de restrições que reduziram os horários de funcionamento das lojas acentuaram ainda mais as dificuldades dos empreendedores. Diante deste cenário, é necessário mobilizar a sociedade para criar uma verdadeira rede de suporte para estimular a economia da região.
“Estamos tentando se adequar novamente a ficar de portas fechadas em alguns dias da semana. Por isso que neste momento nós fazemos até um apelo para os piauienses: vamos valorizar o nosso comércio, pois a medida que podemos adotar é fortalecendo cada negócio, isso contribui até para a chegada de investimentos em infraestrutura. Então, procure sempre se atualizar sobre os horários de funcionamento e se organize para realizar suas compras dentro deste intervalo, com todas as medidas de segurança que estamos cumprindo desde o início da pandemia”, finalizou Tertulino Passos, presidente do Sindilojas/PI.
Fonte: Rafaella Fonteles