Será inaugurado nesta quinta-feira (05), às 7h, o GSH Banco de Sangue de Teresina, que foi instalado no prédio do ambulatório do Hospital São Marcos, no Centro da capital. O objetivo é reforçar as demandas transfusionais dos pacientes em tratamento nos hospitais. Um a cada 10 pacientes hospitalizados necessitam de transfusão sanguínea. São pessoas com anemia falciforme, em tratamentos de câncer, além das vítimas de acidentes de trânsito e queimaduras, pacientes que serão submetidos a cirurgias de médio e grande porte, como cardíacas e transplantes.
O GSH Banco de Sangue de Teresina funcionará diariamente, inclusive aos domingos e feriados, permitindo que mais pessoas façam a doação de forma confortável, multiplicando assim essa corrente do bem que salva vidas. Inicialmente o horário de atendimento será das 7h às 13h, até o dia 13 e, a partir de 14 de maio, em horário integral, das 7h às 18h.
A nova unidade dispõe de uma estrutura moderna e tecnológica para total conforto e agilidade no atendimento acolhedor e humanizado aos doadores, respaldada pela segurança do Grupo GSH, que possui mais de quarenta anos de atuação e prática de excelência.
A inauguração de um novo Banco de Sangue na cidade proporciona que mais pessoas da região sejam sensibilizadas e se tornem doadoras de sangue. A relação do Grupo GSH com Teresina já é bem próxima e de longa data, pois há anos vem atendendo às demandas transfusionais dos hospitais locais. Agora, com a implantação de um Banco de Sangue na própria cidade, esse atendimento se estreita e se consolida ainda mais. Atualmente a instituição é responsável por abastecer cinco hospitais na cidade.
O Hospital São Marcos, que é referência em tratamentos oncológicos, é o que mais demanda por bolsas de sangue para transfusão em todo o Grupo, pois os pacientes com câncer necessitam de suporte hemoterápico para sobrevivência e sucesso do tratamento.
A Dra. Maria Aline Cerqueira, gerente médica do GSH Banco de Sangue de Teresina, ressalta que 100% do atendimento oncológico pediátrico é realizado pelo Hospital São Marcos. “Isso reflete a necessidade de um grande suporte da hemoterapia, que produz hemocomponentes especiais para pacientes pediátricos, principalmente do tipo sanguíneo O negativo”, diz a especialista.
De acordo com a gerente médica, a expectativa é receber cerca de 65 doadores por dia. “Essa quantidade nos permite atender com segurança aos pacientes internados nos hospitais, que seguem em tratamentos diversos. Estamos estruturados com o que há de mais moderno em qualidade e tecnologia para receber entre 1.500 a 2.500 doadores ao mês. Se uma única doação pode salvar até quatro vidas, imagine essa corrente do bem multiplicada por milhares de doadores”, ressalta Dra. Maria Aline.
A população de Teresina está convidada a conhecer o novo e aconchegante espaço. “Todos são bem-vindos, uma oportunidade de também fazer o seu gesto solidário de doar sangue”, conclui a gerente médica.
Requisitos básicos para doação de sangue:
• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;
• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
• Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
• Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;
• Pesar no mínimo 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;
• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
• Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum desde que evite alimentos gordurosos;
• Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
• Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
• Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
• Não ter tido Doença de Chagas;
• Não ter tido Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
• Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 10 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
• Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma;
• Candidatos que viajaram para o exterior devem entrar em contato com o Banco de Sangue para entender o período que não pode doar (varia de país a país).
Consulte nossa equipe em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.
Critérios específicos para o Coronavírus:
•Pessoas com diagnostico ou suspeita de Covid, deverão aguardar 10 dias após completa recuperação e sem o uso de medicamentos;
• Pessoas com teste positivo para Covid sem sintomas deverão aguardar por 10 dias após a data da coleta do exame;
•Se teve contato com paciente positivo ou com suspeita de COVID-19 e/ou realizou isolamento voluntário ou por orientação médica aguardar 10 dias após o último contato/término do isolamento;
•Aguardar 48h caso tenha tomado a vacina Coronavac/Sinovac e 7 dias caso tenha tomado a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen.
SAÚDE