Na terça-feira (7), a Prefeitura de Teresina anunciou que não financiará festas de carnaval por motivos de outras questões mais urgentes, como saúde. Porém, a Associação dos Blocos Carnavalescos de Teresina, que existe desde 2008, afirmou que o carnaval de rua está mantido, mesmo sem o financiamento da prefeitura.
O organizador do tradicional bloco Vaca Atolada, da Zona Norte, e vice presidente da associação, Daniel Borges, garante que estão mantidas todas as prévias e o desfile no carnaval.
"Teresina não vai deixar de fazer carnaval. Não é só a prefeitura que tem recurso pra passar para os blocos. O carnaval existe, a Vaca Atolada existe, o Pinto da Morada, Fuleira da Tabuleta e outros que existem. Os blocos já estão correndo atrás da repartição pública do Estado e dos empresários pra fazer o carnaval", explicou.
Daniel contou que o bloco Vaca Atolada existe há mais de 30 anos e arrasta uma multidão de cerca de 50 mil foliões.
A medida de suspensão de financiamento da prefeitura atinge cerca de 50 blocos carnavalescos que costumavam receber uma ajuda financeira que variava de 3 a 15 mil reais. O município alega que há uma crise financeira que prejudica o funcionamento de setores considerados prioritários, como saúde, limpeza e transporte público.