Cidade

DENÚNCIA

Falta de professores atrasa início de aulas e revolta pais em CMEI de Teresina

Pais denunciam ausência de docentes e cobram posicionamento da Secretaria Municipal de Educação; crianças seguem sem previsão de início das atividades

Isabel Fonseca (*)

Quinta - 19/03/2026 às 10:12



Foto: Ascom Semec Crianças durante atividade escolar
Crianças durante atividade escolar

Pais de alunos matriculados no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Santa Clara, em Teresina, denunciam a falta de professores para turmas do maternal nesta quinta-feira (19). A situação tem impedido o início das aulas, mesmo semanas após o prazo inicialmente previsto.

Uma mãe, que preferiu não se identificar, relatou que o processo de matrícula foi realizado no dia 19 de janeiro, com previsão de início das aulas em 10 de fevereiro. No entanto, mudanças no funcionamento da unidade — que passou a operar em tempo integral — alteraram o cronograma escolar.

Segundo ela, apenas as turmas do 1º e 2º período tiveram início, enquanto o maternal segue sem qualquer previsão.

Iniciei o processo de matrícula no dia 19 de janeiro. Foi previsto pra começar no dia 10 de fevereiro, porém a CMEI estava passando a ser integral, mudando o cronograma. Só começaram as aulas do 1º e 2º período. Até agora, o maternal está sem data para começar.

A mãe também afirma que a direção da unidade tem cobrado constantemente uma solução junto à Secretaria Municipal de Educação (Semec), mas até o momento não houve retorno efetivo. Uma mensagem enviada na quarta-feira (18), pela diretora da CMEI Santa Clara, identificada como Daniela, reforça a situação:

Infelizmente ainda não temos uma data. Hoje tive uma reunião e cobrei novamente. Praticamente todos os dias eu cobro a Semec. É triste. Eles não mandam a professora. Já estamos com a sala no ponto. Só falta a Semec mandar a professora.

A fonte também saiu em defesa da gestão da escola e afirmou que a situação não depende da diretora, atribuindo o problema à Secretaria Municipal de Educação (Semec), que, segundo ela, não tem disponibilizado professores para o início das aulas.

A ausência de aulas tem impactado diretamente a rotina das famílias. A mãe relatou dificuldades para conciliar o trabalho com os cuidados com a filha, já que atua como diarista e não dispõe de rede de apoio para deixar a criança durante o expediente, sendo obrigada a levá-la consigo para o trabalho.

O caso levanta preocupação sobre o acesso à educação infantil na capital, especialmente para crianças do maternal, fase considerada essencial para o desenvolvimento.

O portal Piauí Hoje está no aguardo da nota oficial da Secretaria Municipal de Educação.

(*) Isabel Fonseca é estagiária de Jornalismo sob supervisão do jornalista Gilson Rocha

Fonte: Piauí Hoje

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: