Cidade

Equatorial Piauí alerta para riscos de acidentes elétricos na construção civil

O uso de tapumes, andaimes com divisórias, telas ou plataformas com anteparo aumenta o isolamento e sua segurança

Da redação

Quinta - 29/09/2022 às 13:35



Foto: Divulgação Serviços
Serviços

Muitas famílias sonham com uma renovada na casa, mas a tão esperada reforma deve ser realizada por profissionais habilitados. Dos pequenos reparos, como pinturas e manuseio de vigas, até grandes intervenções no imóvel, é necessário um planejamento cuidadoso seguindo as normas de segurança estabelecidas pelos órgãos fiscalizadores, como os conselhos profissionais de Engenharia e Arquitetura. 

“É essencial observar a distância entre o imóvel e a rede elétrica para que qualquer serviço na obra seja realizado. Seguindo as normas de segurança, evita-se o manuseio de materiais condutores de energia elétrica ou mesmo o contato por descuido nessa rede de energia, que pode causar acidentes fatais”, afirma João Porfírio, Executivo de Segurança da Equatorial Piauí.

A distribuidora reforça algumas medidas preventivas para minimizar os riscos de acidentes elétricos na construção civil: 

  • Qualquer tipo de obra deve estar, no mínimo, 3 metros de distância dos fios dos postes;
  • Evitar manuseio de possíveis condutores de energia próximos à rede, como barras de ferro, canos e outros tipos de materiais;

O uso de tapumes, andaimes com divisórias, telas ou plataformas com anteparo aumenta o isolamento e sua segurança;

Indicar áreas de risco com bandeiras ou cartazes quando está próximo de estruturas de cabos de fornecimento de energia;

Apenas profissionais habilitados, como engenheiro ou técnico eletricista, devem realizar a instalação de sua antena de televisão e telefonia;

Em casos de acidentes domésticos com eletricidade, a Equatorial Piauí orienta o desligamento do disjuntor ou a chave geral do imóvel e o contato com os serviços públicos de emergência, ligando para o 193 (Bombeiros) ou 192 (Samu). Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é necessário acionar a distribuidora pelo telefone 0800 086 0800 para que seja feito o desligamento da rede.

Fonte: Ascom Equatorial

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: