Cidade

Em decisão, justiça suspende abertura do comércio em Teresina na sexta (16)

O funcionamento de sexta-feira (16) até domingo (18), precisa ser exclusivamente no sistema de delivery ou drive-thru em Teresina

Da Redação

Quinta - 15/04/2021 às 09:31



Foto: Foto: Thiago Gadelha/Sistema Verdes Mares Fortaleza teve ruas vazias durante o auge do lockdown, em meados de fevereiro.
Fortaleza teve ruas vazias durante o auge do lockdown, em meados de fevereiro.

O juiz Aderson Brito, da 1º Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina, derrubou através de liminar, pedido pelo Governo do Estado, o decreto da prefeitura de Teresina  que autorizava o funcionamento do comércio na sexta-feira (16) na capital.

De acordo com o ju[iz, o decreto vai contra os esforços conjuntos para controlar a crise sanitária. Portanto, prevalece o decreto estadual que estipula apenas os serviços essenciais na sexta-feira. Dessa  maneira passa a vigorar o decreto estabelecimento pelo Governo do Estado, ficando proibido o funcionamento presencial do comércio não essencial nesta sexta-feira (16). 

O funcionamento de sexta-feira (16) até domingo (18), precisa ser exclusivamente no sistema de delivery ou drive-thru em Teresina.

Com a decisão, fica definido que a partir das 20h desta quinta-feira (15) até 24h de domingo (18) é permitido o funcionamento apenas dos serviços considerados essenciais.

VEJA MAIS:

Policiais ficam feridos em grave acidente no Piauí

Moradores do Lar da Esperança só têm comida para dois dias

O juiz determinou a intimação do Município de Teresina para cumprir a decisão judicial, sob pena de aplicação de multa de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), por dia de descumprimento.

A Prefeitura de Teresina publicou um decreto hoje (15), voltando atrás sobre a decisão, o novo decreto estabelece sobre adoção de medidas sanitária para enfrentamento da calamidade na saúde pública devido ao novo coronavírus (Covid-19) em Teresina no período de 13 a 18 de abril.

No documento, fica autorizado, no período de 13(terça-feira) a 15 de abril (quinta-feira) o funcionamento do comércio em geral, por até nove horas diárias sendo que cada estabelecimento deve informar à Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas – SAADs de sua região, o seu horário de funcionamento. Além disso, os estabelecimentos devem afixar e divulgar em local visível e acessível, podendo inclusive usar as redes sociais. O horário não pode ultrapassar às 19h.

O decreto permite que o funcionamento do comércio em geral dos dias 16 (sexta-feira) a 18 (domingo) será exclusivamente para sistema delivery ou drive-thru.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: