
CAU/PI promove Evento de Educação Patrimonial sobre Arte Santeira e a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes
A Educação Patrimonial é importante para valorizar a identidade de um povo, preservar a memória coletiva e impulsionar o conhecimento sobre a cultura. Com este objetivo, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí (CAU/PI) realiza o Evento de Educação Patrimonial, nesta quinta-feira (29), a partir das 14h, na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, a "Igreja da Vermelha", em Teresina.
A ação vai mostrar como a Arte Santeira do Piauí e a Igreja Nossa Senhora de Lourdes se tornaram Patrimônios Culturais do Brasil, reconhecidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A ideia é promover o diálogo, impulsionar o conhecimento e entender como a fé e o artesanato se relacionam com a riqueza cultural piauiense.
O evento contará com arquitetos e urbanistas, autoridades, religiosos, artesãos e profissionais do cenário do Patrimônio Histórico e a Riqueza Cultural Piauiense.
PROGRAMAÇÃO
14h00 - Abertura e credenciamento
14h30 - Fala de representantes do CAU/PI e professores de Arquitetura e Urbanismo
15h00 - Exibição de Documentário do Iphan "Igreja Nossa Senhora de Lourdes e a Arte Santeira em Madeira do Piauí"
15h30 - Troca de experiências com os artesãos e a oficina de Arte Santeira
16h20 - Solenidade com a presença de autoridades
18h30 - Missa
Qualquer pessoa interessada pelo tema do evento, pode inscrever-se no site do CAU/PI ou na bio do nosso perfil do Instagram @caupi. As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificado.
Arte Santeira e a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes
Em 11 de novembro de 2024, a Arte Santeira em Madeira do Piauí e a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, foram reconhecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural do Brasil.
A Arte Santeira piauiense utiliza a madeira como matéria-prima, na produção de esculturas tridimensionais que envolvem santos, oratórios, caboclos, painéis e peças de mobiliário. É uma manifestação artística que utiliza como referências a fé católica, elementos da natureza, as paisagens naturais e o modo de vida da população.
A Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como "Igreja da Vermelha", em Teresina – PI, foi construída entre as décadas de 1960 e 1970. A grande edificação erguida proporcionou uma maior aproximação entre a Igreja Católica e a população, principalmente os trabalhadores. Vários elementos da igreja reforçam o elo entre a religiosidade e a expressão cultural do povo, que foram feitas pelas mãos dos mestres Dezinho e Expedito, com peças que envolvem a devoção até a decoração.
Fonte: Ascom